Detran-MG implanta protocolo digital para solicitação de serviços de habilitação

Ferramenta foi desenvolvida por servidores da Polícia Civil, em conjunto com a Prodemge

662
Detran MG
Detran MG
Publicidade

A partir desta quinta-feira (12/5), os condutores e candidatos à habilitação de Belo Horizonte poderão solicitar a alteração de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem sair de casa, por meio do site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), utilizando o Sistema de Protocolo Digital.
A ferramenta foi desenvolvida por servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em conjunto com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Diretor do Detran-MG, o delegado Eurico da Cunha Neto explica que o sistema permite o trâmite de documentos totalmente on-line, evitando deslocamento até uma unidade de atendimento. “O primeiro serviço a ser oferecido à população mineira em relação a CNH será a alteração de dados para condutores e candidatos, mas nossa meta é ampliar a disponibilidade de serviços no sistema, proporcionando ainda mais agilidade e comodidade para o cidadão”, afirma.

Inicialmente, o serviço estará disponível apenas para condutores e candidatos à habilitação da capital, com o objetivo de difundir, nos próximos meses, o sistema para as demais Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado.

Acesso

Para utilizar o novo serviço, basta fazer login no portal www.detran.mg.gov.br com usuário e senha do cadastro Gov.br, disponibilizado pelo governo federal. Os dados são os mesmos usados para a acessar a Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Após acessar o sistema, o cidadão visualizará os serviços disponíveis no protocolo digital. Depois, basta clicar no serviço desejado, conferir os dados já existentes no sistema e preencher o formulário indicando as alterações desejadas. Somente poderão ser alterados o nome do solicitante, nomes do pais e categoria do candidato. Para finalizar a solicitação, o usuário deverá anexar os documentos solicitados e enviar uma self de identificação, que garantirá ainda mais segurança ao protocolo digital.

Após o requerimento, é necessário aguardar a análise da solicitação, que será realizada em até 72 horas, em dias úteis. Todas as etapas até a conclusão do processo poderão ser acompanhadas por meio do site. Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados e documentos enviados por meio do protocolo digital, o cidadão será informado para regularizar e anexar novamente ao processo, em até 30 dias.

O protocolo digital é mais uma opção para o cidadão. Os serviços continuarão sendo realizados por meio do atendimento presencial previamente agendado.

Acesse:

Solicitar alteração de dados do candidato

Solicitar outras alterações de dados da CNH

FONTEAgência Minas
Artigo anteriorZema assina convênio que viabiliza a construção do Hospital Regional de Unaí
Próximo artigoIpsemg alerta para golpe contra beneficiários
Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.