Agropecuária

Empresa de Pesquisa Agropecuária atualiza ferramenta de Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas

Com o objetivo de auxiliar produtores, técnicos e demais agentes no planejamento e na gestão das atividades rurais, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) lança uma nova atualização da ferramenta de Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA). Desenvolvida em 2009, a metodologia é utilizada para avaliar o desempenho socioeconômico e ambiental de estabelecimentos rurais.

Por meio de um questionário e de parâmetros que compõem um conjunto de 21 indicadores de sustentabilidade, a ferramenta permite identificar pontos críticos e propor medidas corretivas no manejo produtivo, contribuindo para a redução de impactos ambientais. Além disso, auxilia na identificação de oportunidades para gerar renda e na adoção de práticas voltadas à adaptação às mudanças climáticas.

“O uso de indicadores amplia o acesso a dados de qualidade necessários para o monitoramento, planejamento e tomada de decisões estratégicas”, ressalta o pesquisador da Epamig e responsável pela ferramenta, José Mário Lobo.

ISA 2025

A versão ISA 2025 traz aprimoramentos nas métricas e a inclusão de novos parâmetros, dando continuidade às edições anteriores e garantindo maior precisão e assertividade aos dados já inseridos no sistema.

Entre as novidades, destaca-se a inclusão de uma aba dedicada à análise dos sistemas de produção na escala de talhões. A partir dessas análises, é possível gerar um Índice de Qualidade do Solo (IQS), integrado a uma compreensão mais ampla do imóvel rural.

“A análise nessa escala traz mais praticidade à ferramenta na gestão das unidades produtivas, permitindo, por exemplo, ajustes na nutrição das plantas com base na interpretação automática das análises foliares demonstradas na planilha”, explica José Mário.

“Os novos parâmetros também possibilitam avaliar a eficácia de novos arranjos produtivos e tecnologias”, acrescenta.

De forma geral, a atualização visa auxiliar na identificação e na compreensão das especificidades de cada imóvel rural e de cada talhão inserido, proporcionando maior autonomia ao produtor na gestão dos seus sistemas produtivos.

“É fundamental manter a ferramenta sempre atualizada e buscarmos avaliar, na prática, a sua eficiência em apoiar produtores e técnicos. Com as melhorias, é possível monitorar em tempo real as áreas produtivas, utilizando dados como o índice de qualidade do solo, a interpretação das análises foliares das principais culturas e uma análise econômica simplificada, baseada nos custos diretos de insumos como fertilizantes, pesticidas, sementes e bioinsumos”, destaca José Mário.

Cenário de evolução

As atualizações do ISA foram desenvolvidas com base em análises, trocas de experiências, levantamento de demandas em workshops, avaliações feitas por cerca de 230 usuários e pelo cruzamento de informações da base de dados gerada a partir da aplicação da ferramenta em 3.296 imóveis rurais, distribuídos em diferentes regiões do país.

O sistema é uma plataforma colaborativa, de domínio público, que pode ser acessada no site da Epamig, com versões disponíveis em português e em inglês.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Controladoria-Geral compartilha código-fonte de sistema de gestão de riscos com instituições públicas interessadas

Entes federativos interessados podem utilizar o sistema de gestão de riscos do Governo de Minas,…

2 dias ago

Governo define regra para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência

Novas regras para a reavaliação de pessoas com deficiência (PCD) que recebem o Benefício de…

2 dias ago

XIII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora abre inscrições

O Sebrae abre as inscrições para a XIII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE),…

3 dias ago

“Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu

Os números do último Anuário de Segurança Pública, divulgados no mês passado, expuseram um contraste…

3 dias ago

Curso inédito capacita profissionais de segurança para atendimento humanizado em casos de desaparecimento de pessoas

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), por meio da Subsecretaria de Integração…

4 dias ago

Governador empossa novo secretário de Educação de Minas Gerais

O governador Romeu Zema empossou, durante solenidade realizada nesta quarta-feira (6/8), na Cidade Administrativa, em…

4 dias ago