Cidadania

Estado lança campanha publicitária para incentivar a vacinação de crianças e adolescentes

Secom / Divulgação
Secom / Divulgação

Quem avisa, amigo é. Esse é o mote da campanha de publicidade do Estado para conscientização da população sobre a importância da vacinação, que estreia nesta quarta-feira (25/10), nos meios de comunicação – TV, rádio e internet (Youtube, Facebook, Instagram, TikTok), por exemplo – para alcançar não apenas o público jovem, mas pais, avós ou responsáveis

No último sábado (21/10), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi lançada a Campanha de Multivacinação para todas as regiões mineiras. Até 4/11, crianças e adolescentes de até 15 anos terão as equipes de saúde mobilizadas para ajudar na atualização da caderneta de vacinação contra as doenças preveníveis, como hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e HPV, entre outras.

O objetivo da estratégia é convocar toda a sociedade para a retomada da vacinação. Minas Gerais atingiu a meta de cobertura da vacina BCG, que é de 90%, em 2022 (95,64%), em crianças de até dois anos, e no ano de 2023, de janeiro a março (93,41%). Já as demais vacinas, como poliomielite, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), não atingiram a meta de cobertura vacinal (95%) nos últimos anos.

Memória afetiva

A campanha busca mexer com a memória afetiva dos responsáveis pelas crianças e jovens. Para isso, a linha criativa conta com uma trilha especial: uma versão da música ‘Amigos do Peito’, conhecida pela interpretação do grupo Balão Mágico nos anos 1980.

De acordo com a gestora de Atendimento da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), Juliana Caldeira, a ideia é conscientizar pais ou responsáveis, puxando pela emoção. “Músicas populares geram um vínculo emocional mais rápido com a mensagem. Encurtam o caminho pela emoção. Afinal, quem avisa, amigo é. E é isso que estamos fazendo, mostrando que o momento de atualizar a caderneta de vacinação deve ser tratado com importância e alegria”, conta.

Thales Mascarenhas, estagiário da Superintendência Central de Publicidade da Secom, participou da gravação da campanha, que aconteceu no Conjunto Habitacional IAPI. Ele destaca a complexidade das filmagens e enaltece a experiência de ter acompanhado de perto o trabalho.

“Foi bem interessante. Tudo é bem complexo: a produção, o número de funcionários, equipamentos que são necessários e mesmo a quantidade de takes a cada cena. São gravadas muitas vezes as mesmas falas”, relata Thales, que também reforça a relevância da campanha. “É uma iniciativa de suma importância para incentivar as vacinas, que são fundamentais para crianças e jovens”, ressalta.

Investimentos

A campanha também destaca, ainda, as ações do Governo do Estado para estimular a imunização. Uma delas é o Vacimóvel, que facilita a chegada da vacina a quem precisa. Todos os municípios com mais de 50 mil habitantes já receberam o recurso para ter seu próprio vacimóvel e os demais serão contemplados por meio dos consórcios de saúde, que também receberão recursos para compra, num total de 253 veículos.

Para as ações de imunização extramuros – que vão além das salas internas das unidades de saúde – estão sendo investidos mais de R$ 260 milhões pelo Governo de Minas.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

RS: Correios recebem doações em todas as agências do país. Veja o que levar

As mais de 10 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil estão recebendo doações destinadas…

14 horas ago

Concurso internacional da Expoqueijo Brasil 2024 tem inscrições abertas

Cinco continentes participam da Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards 2024, que já está…

15 horas ago

Secretaria de Saúde tem inscrições abertas até quinta (16/5) para contratar 261 profissionais de nível superior

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está com processo seletivo simplificado…

16 horas ago

Cartórios do DF fazem mutirão para oferecer acesso gratuito de documentos à população vulnerável

Começou nesta segunda-feira (13) a 2ª edição da Semana Nacional de Registro Civil: Registre-se! Com…

16 horas ago

Servidores do GDF embarcam para reforçar equipes na gestão de abrigos do Rio Grande do Sul

Servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) embarcaram, nesta segunda-feira (13), para o Rio Grande…

2 dias ago

Saiba onde e como buscar atendimento pediátrico no Distrito Federal

A rota do atendimento pediátrico no Distrito Federal (DF) começa nas Unidades Básicas de Saúde…

2 dias ago