Cidadania

Estudo pioneiro define prioridades para a Educação Ambiental em Minas Gerais

A proposta central do Estudo Multicritérios é estabelecer prioridades regionais com base em dados ambientais consolidados, que foram obtidos por meio dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A metodologia adotada utiliza critérios de análise multicritérios e dados georreferenciados, permitindo a construção de mapas temáticos que mostram, de forma visual e comparativa, os territórios com maiores necessidades de intervenção educativa.

Entre os temas analisados estão: resíduos Sólidos Urbanos, com foco na disposição irregular de resíduos; recursos Hídricos, envolvendo conflitos pelo uso da água, contaminação e qualidade da água; atividades Antrópicas Poluidoras, como desmatamento ilegal, autuações ambientais e licenciamento de atividades com potencial poluidor.

Cada município e região foi classificado conforme uma escala de prioridade: muito alta, alta, média e baixa. Essa categorização permite que os esforços de educação ambiental sejam direcionados para onde são mais urgentes, respeitando as realidades locais.

Público-alvo e aplicabilidade

O Estudo Multicritérios se destina a um público amplo e diverso: escolas, universidades, conselhos municipais de meio ambiente, comitês de bacias hidrográficas, prefeituras, secretarias, ONGs, empresas e cidadãos comprometidos com a causa ambiental.

“A proposta é que o estudo sirva como base para a formulação de políticas públicas, programas e projetos de educação ambiental, incentivando a criação de estratégias locais que realmente atendam às necessidades e desafios específicos de cada região”, frisou o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Franco.

Ao orientar ações educativas com base em um diagnóstico preciso, o estudo fortalece a consciência ambiental da população, estimula mudanças de comportamento e contribui para a preservação dos recursos naturais, a redução de riscos socioambientais e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, promove a participação social e a justiça ambiental, fomentando um modelo de desenvolvimento mais sustentável e equilibrado para o estado.

Valorização das realidades locais

O Estudo Multicritérios se destaca por respeitar e valorizar as especificidades regionais, oferecendo uma ferramenta acessível que permite o fortalecimento da educação ambiental nos diversos territórios mineiros. Ao permitir a identificação de temáticas prioritárias em escala municipal e regional, o estudo ajuda a direcionar os investimentos e ações para os locais que mais precisam de intervenção educativa.

Acesse a íntegra do Estudo.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Dezembro Vermelho reforça prevenção e diagnóstico das ISTs em Minas Gerais

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas…

8 horas ago

Justiça recebe denúncia do MPMG contra prefeito de Riachinho e outras pessoas acusadas de fraude em contratações de empresas de transporte

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) rejeitou argumentos e alegações das defesas e…

9 horas ago

MPMG lança guia para ajudar famílias a garantir que escolas cumpram a lei de prevenção à violência contra mulheres e meninas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às…

1 dia ago

Vacinação em dia: GDF envia mensagens para reforçar imunização de crianças e adolescentes

Para ampliar a cobertura vacinal e evitar o retorno de doenças graves no Distrito Federal,…

1 dia ago

Procon-MPMG divulga cartilha de orientação contra golpes com inteligência artificial

O Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), lançou a cartilha “Golpes Digitais…

1 dia ago

Digitalização do envio de documentos facilita processos de CNH para pessoas com deficiência em Minas Gerais

O Governo de Minas está aprimorando e modernizando cada vez mais os serviços de trânsito…

1 dia ago