Cidadania

Município de Paracatu assume compromisso com o MPMG para implantar serviço de acolhimento para crianças e adolescentes

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Município de Paracatu, no Noroeste do estado, assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a adoção de uma série de medidas para a implantação de serviço institucional de acolhimento que garanta, provisoriamente, os direitos da criança e do adolescente. As obrigações assumidas pelo ente municipal estabelecem que o serviço deve ser garantido até o retorno do acolhido à família de origem ou sua colocação em família substituta.

O acordo foi celebrado após o MPMG apurar a inexistência de política de acolhimento institucional em Paracatu, o que impedia a aplicação das medidas de proteção previstas em lei.

O documento prevê que, após encaminhamento e aprovação de projeto de lei que trate do tema, o Município terá o prazo de 12 meses para implantar o serviço, com toda a estrutura necessária, na modalidade casa-lar, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social.

Nesse período, toda criança e adolescente que necessitar do serviço deverá ser acolhido, de preferência, em imóvel urbano, com o devido acompanhamento e acolhimento pelo Poder Público.

O TAC determina o pagamento de multa caso o Município de Paracatu descumpra alguma obrigação assumida.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Abertas as inscrições para o programa DF Alfabetizado 2025

Estão abertas até 3 de agosto as inscrições para o processo seletivo de novas turmas…

6 horas ago

Projeto Na Sua Hora leva serviços públicos gratuitos para a população no período noturno

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) lança uma estratégia para ampliar…

6 horas ago

MGS prorroga inscrições de processo seletivo para cadastro reserva em 95 municípios de Minas

A Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS), empresa pública vinculada ao Governo de Minas,…

7 horas ago

Prefeitura de Brasilândia de Minas MG retifica concurso público

A Prefeitura de Brasilândia de Minas, em Minas Gerais, anunciou uma retificação em seu concurso…

10 horas ago

Governo do Estado oferece 1 mil vagas em curso gratuito sobre infográficos para dados turísticos

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de…

10 horas ago

MPMG lança cartilha para fortalecimento dos Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das…

10 horas ago