Cidadania

Perdeu a carteira de identidade no Carnaval? Saiba como solicitar a segunda via nas UAIs

Os cidadãos que perderam sua Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante o Carnaval podem solicitar a segunda via com segurança e facilidade em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) disponibiliza canais digitais e atendimento presencial nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A solicitação da nova via pode ser feita de forma prática pelo MG App, pelo Portal MG (www.mg.gov.br) ou presencialmente em uma UAI, mediante agendamento prévio feito gratuitamente nesses mesmos canais. O cidadão que perdeu, teve o documento furtado ou roubado deve ficar atento aos procedimentos específicos para cada situação.

A medida reforça o compromisso do Governo de Minas em oferecer serviços públicos acessíveis, digitais e eficientes, garantindo mais segurança e comodidade à população.

Segunda via de documentos perdidos

Nos casos de perda, é necessário solicitar a segunda via da Carteira de Identidade Nacional pelos canais oficiais. Nessa situação, há cobrança da taxa de emissão do documento.

Gratuidade em caso de furto ou roubo mediante B.O.

Quando o documento for furtado ou roubado, o cidadão deve registrar o Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil de Minas Gerais em até 60 dias da data do fato. A apresentação do boletim é obrigatória para assegurar o direito à gratuidade da segunda via da identidade.

Como fazer a solicitação

O serviço está disponível nos seguintes canais digitais:

MG App;
Portal Cidadão MG.

Ou com atendimento presencial em uma das 60 UAIs no dia e no horário marcados, apresentando a documentação necessária:

Certidão de nascimento ou casamento
Boletim de Ocorrência, nos casos de furto ou roubo

Em casos de urgência comprovada, é possível solicitar o agendamento excepcional por meio do “Fale Conosco”, disponível neste link.

Primeira via da CIN é gratuita

A primeira emissão da Carteira de Identidade Nacional é gratuita. A cobrança de taxa ocorre apenas nos casos de solicitação de segunda via que não estejam relacionados a furto ou roubo comprovados por Boletim de Ocorrência.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

SENAI lança simulador de entrevistas para auxiliar candidatos no mercado de trabalho

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lança mais uma funcionalidade da NAI, plataforma gratuita…

1 hora ago

Prazo para pagamento do IPVA 2026 começa na segunda (23)

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) lembra aos proprietários de veículos que o…

2 horas ago

Com foco em sinalização, DER inicia programa para diminuir acidentes graves e fatais nas estradas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) publicou, no dia 31/1, edital…

3 horas ago

Ipsemg notifica pensionistas que não realizaram a prova de vida anual

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) notifica 653 pensionistas…

1 dia ago

Capacitação da Segurança destinada a mulheres tem inscrições abertas até o dia 19

As inscrições para o segundo ciclo do curso “Mulher Segura – Prevenção da Violência e…

2 dias ago

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam até R$ 2.766 com carteira assinada em 2024…

4 dias ago