Comércio

Pesquisa Fecomércio MG: Comércio Mineiro otimista para o Natal

A pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2025, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, entre os dias 03 e 10 de novembro, aponta que os comerciantes mineiros estão animados para o Natal. Mais da metade, 52%, esperam vendas melhores do que as do ano passado e 19,2% mantêm expectativas de vender tal como venderam em 2024.

Os comerciantes que se mostraram satisfeitos com o faturamento do Natal passado somam 56,3% e os insatisfeitos, 40%. O Natal é a data mais importante para o comércio afetando o desempenho das vendas de 89,0% das empresas ouvidas na pesquisa.
Os empresários também foram ouvidos sobre a expectativa para o último trimestre de 2025 e 50,6% disseram acreditar que será melhor que o último trimestre do ano passado, sendo que 25,9% esperam resultado igual ao de 2024 quando 78,7% obtiveram fechamento satisfatório.

Os motivos para a expectativa positiva da maioria dos empresários para o Natal de 2025 são, nesta ordem: expectativa/confiança, valor afetivo da data, aquecimento do comércio e décimo terceiro salário. As vendas a crédito devem prevalecer somando 37,9% das respostas dos empresários e, em relação ao tíquete médio, não houve destaque para uma faixa de preço determinada.

Para 17,7% que esperam vendas piores, as justificativas para o mau desempenho seriam o comércio fraco/queda nas vendas, o endividamento do consumidor, a situação econômica do país e o consumidor mais cauteloso, entre outras.

Com o intuito de melhorar os resultados esperados para o período, os comerciantes deverão investir em propagandas e promoções/liquidações, com adesão de 29,5% entre os impactados pela data sendo que 29,0% apostarão no atendimento diferenciado. Há ainda 7,8% que não irão realizar ações de venda, de acordo com a pesquisa.

Os pedidos para o Natal já foram feitos por mais da metade (50,4%) dos empresários, que ainda não receberam as encomendas. Já 23,5% estão preparados para as vendas da data com as encomendas recebidas.

Com exceção dos produtos atribuídos à linha alimentícia, que tradicionalmente têm as vendas estimuladas no Natal, a pesquisa mostra que roupas e acessórios são os que devem ter maior saída, na opinião do empresário do comércio.

Os segmentos de móveis e eletrodomésticos, supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, o de livros, jornais, revistas, papelaria e o de tecidos, vestuário e calçados são os mais impactados pelo período de vendas do Natal.

Entre as empresas impactadas pelo Natal que operam na internet, 43,9% informaram que também realizam vendas on-line. Para esse modelo de vendas, roupas, acessórios e calçados se destacam para os empresários como os que terão maior saída. Para 50,6% destes empresários, o aumento do faturamento deverá ter variação percentual de 10,01% a 30% em relação ao faturamento total de seus negócios no período.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca que o Natal é uma das principais datas comemorativas do ano e, as expectativas dos empresários vão ao encontro do otimismo esperado para o período. “O Natal é uma data com um forte apelo emocional e gera impactos positivos não apenas para o setor do comércio, mas também para o de serviços e o de turismo. Apesar dos desafios presentes como, por exemplo, o alto endividamento das famílias e o encarecimento do crédito devido as altas taxas de juros, as estratégias adotadas pelos empresários tornam-se ainda mais importantes para garantir o aquecimento das vendas no período. A diversidade de produtos, o atendimento diferenciado e a facilidade de pagamento podem atrair até mesmo o consumidor mais cauteloso, fazendo com que as expectativas positivas dos comerciantes se superem por mais um ano consecutivo”, conclui Martins.

A pesquisa avaliou 417 empresas do comércio, sendo pelo menos 39 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5,0%, a um intervalo de confiança de 95%.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

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