Comércio

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e visualizações específicas para explorar dados e identificar padrões e tendências, o Procon-MPMG apresentou nesta quarta-feira, 26 de novembro, um levantamento detalhado das reclamações registradas durante o período da “Black Friday” nos últimos 5 anos. A última atualização feita pelo órgão de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi nessa terça-feira, 25.

Qualquer cidadão pode registar denúncias clicando aqui, no canal da Ouvidoria do Procon-MPMG.

O levantamento concentra-se nas práticas mais comuns de infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) relacionadas à Black Friday.

Ao longo de cinco anos, as infrações mais frequentes foram: oferta não cumprida, serviço não fornecido, venda enganosa e publicidade enganosa.

O ProconData utiliza as seguintes bases de dados para consolidar as informações: Procon-MPMG e Ouvidoria do MPMG (manifestações e bases de reclamações fundamentadas), Consumidor.gov, ReclameAqui e Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Reclamações (oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa) registradas entre janeiro e dezembro do respectivo ano

2020
Reclamações: 318
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 51,88%

2021
Reclamações: 373
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 49,73%

2022
Reclamações: 245
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 47,21%

2023
Reclamações: 202
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 42,89%

2024
Reclamações: 208
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 45,51%

Janeiro a novembro de 2025
Reclamações: 79
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 33,76%

O Procon-MPMG continua monitorando ativamente os casos.

Black Friday: não caia em golpes

Ouça o Rádio MP Entrevista e o episódio nº 12 do podcast “Procon, corre aqui!” e saiba como evitar golpes na Black Friday e em outras situações envolvendo crimes digitais.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

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