Destaques Bonfinópolis de Minas

Bonfinópolis de Minas comemora Selo Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização

Minas Gerais recebeu, do Ministério da Educação (MEC), o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, em evento realizado em Brasília nessa segunda-feira (10/2). O estado foi reconhecido por promover a alfabetização de estudantes na idade correta e conquistou o Selo Ouro por cumprir as metas de alfabetização e reduzir as desigualdades educacionais, conforme estabelecido no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

O prefeito do município de Bonfinópolis de Minas, Manoel do Lima e a vice-prefeita Fernanda Oliveira compareceram ao evento de premiação e comemoraram o Selo.

Esse reconhecimento é reflexo da mobilização conjunta entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), os municípios e os profissionais da educação, que têm se empenhado em promover uma educação de qualidade. Em 2023, Minas Gerais alcançou 100% de adesão ao CNCA, envolvendo todos os 853 municípios no compromisso de alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.

A cerimônia contou com a presença da assessora-chefe de Articulação Municipal da SEE/MG, Jânua Gervásio, que destacou a importância do reconhecimento. “Receber esse selo é um reconhecimento de que o nosso trabalho está sendo realizado, levando uma educação de qualidade para todos”, afirmou.

Em Minas Gerais, o reconhecimento foi acompanhado de resultados expressivos a nível municipal: 611 municípios tiveram suas inscrições validadas no Selo Nacional, sendo 273 premiados com o Selo Ouro. Além do estado, mais 273 municípios mineiros receberam o Selo Ouro, outros 226 foram agraciados com o Selo Prata, e 112 com o Selo Bronze.

Ações desenvolvidas

A premiação é fruto de políticas públicas que alavancam a melhoria do ensino mineiro e facilitam a alfabetização dos estudantes da rede de ensino estadual. Em 2024, a Secretaria de Estado de Educação implementou diversas iniciativas para fortalecer o processo de alfabetização. Entre as principais ações destaca-se a primeira etapa da formação de professores, realizada por meio de Trilhas Formativas auto-instrucionais no ambiente virtual da SEE/MG, garantindo acessibilidade aos educadores.

Além disso, os Cadernos MAPA-Alfabetização foram disponibilizados em formato digital, auxiliando os professores na prática pedagógica e oferecendo suporte ao planejamento das aulas.

Outro destaque foi o Jornal Lupinha, um recurso didático complementar distribuído em toda a rede mineira de educação. Este material promoveu o engajamento dos estudantes com atividades lúdicas e educativas, contribuindo para a formação de uma base sólida na alfabetização.

Selo Nacional

O Selo Nacional de Compromisso com a Educação reconhece estados e municípios que se destacaram pela alfabetização de crianças na idade certa. Implementado em setembro de 2024, a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que está em vigor desde 2023. Além de Minas Gerais, mais 13 estados receberam o selo ouro.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

11 horas ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

11 horas ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

11 horas ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

11 horas ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

4 dias ago

GDF anuncia medidas para fortalecer proteção e agilizar investigação de crimes contra mulheres

Reconhecido como referência no enfrentamento à violência doméstica, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai…

4 dias ago