Destaques Bonfinópolis de Minas

Educação inicia campanha de Busca Ativa Escolar 2025 para monitorar e reduzir estudantes infrequentes

Acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes são as principais diretrizes da política de Busca Ativa Escolar, estabelecida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A partir desta quinta-feira (20/3), a pasta inicia a campanha de Busca Ativa Escolar 2025 – Lugar de estudante é na escola, que tem como objetivo localizar alunos infrequentes e evitar o abandono e a evasão escolar.

Para alcançar esse objetivo, a campanha realizará ações para identificar os estudantes que estão faltando às aulas, mobilizar os responsáveis legais, acionar as redes de assistência quando necessário e acolher aqueles que se sentem desconectados da comunidade escolar.

A subsecretária de Articulação Educacional da SEE/MG, Cláudia Lara, destaca a importância dessa campanha para promover uma educação pública equânime e inclusiva.

“Os resultados alcançados até agora são significativos. Eles refletem realidades que impactam não apenas as comunidades, mas o futuro do estado. Por isso, é fundamental a participação de todos os envolvidos para garantir o direito de cada criança e adolescente à educação”, afirma.

O plano é estruturado em três frentes de trabalho: Busca Ativa, Diário Escolar Digital+ (DED+) e Garantia dos Direitos de Aprendizagem. Desde 2019, as iniciativas de Busca Ativa têm ajudado a trazer estudantes de volta às salas de aula.

Parceria com o Unicef

Uma das novidades deste ano é a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que traz uma metodologia social e uma plataforma digital gratuita.

As ferramentas permitirão ao poder público identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para garantir a matrícula e a frequência às aulas.

Com essa parceria, será possível articular e estabelecer comunicação entre os diversos agentes públicos envolvidos no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

O Unicef também oferecerá uma formação on-line, com conteúdo dinâmico, como vídeos e infográficos, para fortalecer a compreensão da estratégia e combater a exclusão escolar.

Deivid Steiner Ferreira de Souza, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ari da Franca, em Belo Horizonte, retornou aos estudos após dois meses fora da escola no ano passado.

“A Busca Ativa não se preocupa apenas com as faltas, mas com a situação de vida do estudante. Me senti acolhido pela escola, o que tem feito diferença no meu aprendizado. Pretendo estudar Gastronomia e seguir um futuro promissor”, comemorou.

Articulação intersetorial

Para potencializar as ações, foi instituído o Comitê Estadual Intersetorial Central de Busca Ativa Escolar, que envolve diversos órgãos para atuar de forma mobilizadora e incisiva nos casos registrados na plataforma digital do Unicef.

O comitê é composto por representantes das secretarias de Estado de Educação (SEE/MG), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Desenvolvimento Social (Sedese) e Saúde (SES), além de membros do Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Resultados Busca Ativa

A Busca Ativa tem apresentado resultados significativos nos últimos dois anos. Em 2024, cerca de 94 mil estudantes foram localizados e retornaram às salas de aula, enquanto em 2023, aproximadamente 68 mil alunos também voltaram aos estudos.

Esses números evidenciam a eficácia da iniciativa, que faz parte do Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, criado pela SEE/MG em 2023, embora as ações sejam realizadas desde 2019.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Reajuste médio do IPVA 2026 será de 1,72%

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá um reajuste médio de 1,72%…

18 horas ago

Estado divulga Calendário Escolar 2026 e confirma adoção do modelo trimestral após consulta à rede de ensino

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), disponibilizou o…

19 horas ago

Postos do Sine disponibilizam mais de 15 mil oportunidades de emprego em Minas Gerais

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais está com 15.837 vagas de trabalho…

19 horas ago

DF recebe mais de 9 mil vacinas contra bronquiolite para gestantes

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta terça-feira (2), 9.465 doses da…

3 dias ago

Governo de Minas publica calendário de feriados e pontos facultativos para repartições públicas estaduais em 2026

O Governo de Minas publicou, nesta terça-feira (2/12), no Diário Oficial, o calendário oficial de…

3 dias ago

Começam as inscrições para novo concurso da Polícia Penal de Minas Gerais, com 1.178 vagas

Foram abertas nesta segunda-feira (2/12) e vão até as 14h de 22/12 as inscrições para…

3 dias ago