Destaques Bonfinópolis de Minas

Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis

Moradora de Bom Despacho, Maria Alice Gorgosinho recebeu um kit com bolsa, cobertor, roupas e toalha para o bebê da Unidade Básica de Saúde (UBS) JK, como parte do programa Filhoss de Minas, estratégia do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para fortalecer o pré-natal e ampliar o acompanhamento das gestantes.

A iniciativa foi lançado em fevereiro de 2025 e prevê a distribuição de 39 mil kits em todo o estado, com investimento superior a R$ 12 milhões. O incentivo é destinado às gestantes acompanhadas na Atenção Primária, especialmente às beneficiárias do Bolsa Família, mediante o cumprimento do cronograma de consultas e exames.

Na macrorregião Oeste de Minas, da qual Bom Despacho faz parte, já foram entregues 198 kits às prefeituras, sendo 11 a gestantes de Bom Despacho. “O kit ajuda muito e incentiva a gente a fazer todo o pré-natal. Quero tudo de bom para o meu filho”, afirma Maria Alice.

Incentivo ao pré-natal

Segundo a referência técnica de Saúde da Mulher e da Criança da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, Lucimara Osório, o programa está alinhado ao Plano Estadual de Saúde e às ações de qualificação da rede obstétrica em Minas. A meta do estado é reduzir os óbitos maternos e infantis até 2027. “O incentivo melhora a adesão ao pré-natal completo e fortalece o cuidado na Atenção Primária”, explica Osório.

A secretária de Saúde de Bom Despacho, Tamara Bicalho, destaca que o município tem intensificado as ações preventivas. Gestantes de alto risco são acompanhadas pelo Centro de Especialidades, e todos os ultrassons são realizados na maternidade local.

“O kit chega em boa hora para famílias em situação de vulnerabilidade. Representa acolhimento e garante um enxoval digno para quem muitas vezes não teria como arcar com esses itens”, afirma.

Indicadores de mortalidade materno-infantil

Entre as metas da SES-MG até 2027, estão a redução da Razão de Mortalidade Materna, de 40 para 30 por 100 mil nascidos vivos, e da mortalidade infantil de 11,4 para 9,9 por mil nascidos vivos.

Para avançar, a referência de investigação de óbito da Regional de Divinópolis, Nayara Dornela, reforça a importância dos Comitês Municipais de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. “As principais causas de óbitos infantis estão relacionadas ao período perinatal e os óbitos maternos são mais frequentes por doenças hipertensivas e hemorragias. A vigilância analisa cada caso para apoiar melhorias na assistência e prevenir mortes evitáveis”, alerta.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Polícia Militar amplia atendimento com o serviço Meu BO PM para registro remoto de ocorrências

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou o teleatendimento remoto para ocorrências que não…

3 dias ago

Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde

O Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do…

4 dias ago

Janeiro Roxo: Governo de Minas fortalece combate à hanseníase com testes moleculares inéditos na rede pública

Como parte das ações do Janeiro Roxo, o Governo de Minas inicia a oferta inédita…

4 dias ago

Contas de luz terão novo número de identificação a partir de 2026

A partir da primeira semana de janeiro, a Cemig passa a adotar um novo padrão…

4 dias ago

Site com informações sobre a nova CNH no Distrito Federal é lançado

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou, nesta segunda-feira (5), uma página exclusiva…

4 dias ago

Inscrições para o Programa de Voluntários Família Protegida vão até o dia 20

Até o dia 20 deste mês, estarão abertas, no portal da Secretaria da Família (Sefami-DF)…

6 dias ago