Destaques Brasil

MEC e Secom lançam curso gratuito em educação midiática

Uma formação gratuita em educação midiática está com inscrições abertas até o dia 12 de maio. O curso de aperfeiçoamento “Educação Midiática para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Diversidades” será promovido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi); com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom); e com a Universidade de Brasília (UnB).

Voltado a professores e demais profissionais da educação básica, o curso tem como objetivo formar agentes multiplicadores em educação midiática, preparados para promover e defender os direitos humanos e as diversidades em seus espaços de atuação.

Com carga horária de 225 horas, o curso é totalmente ofertado na modalidade de educação a distância (EaD) e será realizado de 2 de junho de 2025 a 31 de janeiro de 2026. São oferecidas 7.560 vagas, e as inscrições estão abertas até o dia 12 de maio.

O curso trará um enfoque aprofundado em educação midiática, abordando temas como proteção de crianças e adolescentes, exposição midiática de educadores, além de questões interligadas, como aporofobia, racismo e mudanças climáticas.

Além do certificado de conclusão, os participantes terão acesso vitalício a todos os conteúdos. Está prevista também a produção de materiais pedagógicos traduzidos em múltiplos idiomas, com distribuição gratuita.

A iniciativa integra a segunda edição do Programa de Educação em Direitos Humanos e Diversidades, desenvolvido pela UFU em parceria com a Secadi/MEC. Na edição anterior, mais de 5.400 participantes foram certificados, com alcance em todos os estados.

Vagas

Do total de 7.560 vagas, 5.400 são prioritariamente destinadas a professores em atuação na educação básica, e 2.160 aos demais profissionais que atuam na educação básica ou em outras áreas ligadas à educação.

Entre os pré-requisitos para pleitear a vaga, estão: ser professor, profissional da educação básica em atuação ou atuar em outras áreas ligadas à educação; possuir graduação concluída ou, caso não possua, ter vínculo profissional na educação básica ou em demais funções ligadas à educação; ter recursos — como acesso à internet e aparelhos eletrônicos com conectividade — para acessar o conteúdo das aulas, os fóruns e as atividades avaliativas; e dispor de, em média, oito horas semanais para o desenvolvimento das atividades do curso.

Inscrição

A participação no curso está condicionada à existência de vaga e ao atendimento aos pré-requisitos. Será encaminhado, em até cinco dias após a divulgação da lista de classificação, um e-mail de convocação para os inscritos que foram classificados dentro das vagas disponíveis. O envio será feito para o endereço de e-mail fornecido no ato da inscrição, solicitando confirmação de interesse na vaga. Nesse e-mail, serão fornecidas instruções sobre o primeiro acesso na plataforma e como inserir os documentos solicitados para a efetivação da matrícula. Clique aqui para se inscrever. Dúvidas podem ser tiradas pelo contato: secretariacdhd@proex.ufu.br.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte têm novas áreas de atuação

As áreas atendidas pelos conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte foram atualizadas.…

7 horas ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde a partir de hoje

A partir desta sexta-feira (1º), pacientes da rede pública podem ser atendidos de forma gratuita…

7 horas ago

Minas Gerais dá início à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

Carinho, companhia e fidelidade: quem convive com cães e gatos sabe o quanto eles se…

7 horas ago

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso gratuito de educação socioemocional até 6/8

Estão abertas, até a próxima quarta-feira (6/8), as inscrições para o curso gratuito de Extensão…

7 horas ago

Minas Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de emprego em postos do Sine

Os postos do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais oferecem 17.129 oportunidades de…

7 horas ago

Polícia MIlitar adota novo aplicativo para agilizar atendimento às mulheres vítimas de violência

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) anunciou, nesta sexta-feira (1/8), uma nova ferramenta digital…

7 horas ago