Destaques Brasil

Prazo para pedir isenção de taxa para o Enem 2024 vai até 26 de abril

em início nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitarem a isenção da taxa de inscrição. O prazo segue até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023. O cronograma (incluindo a fase de recursos) e as regras foram estabelecidos em edital, que está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quem tem Direito

Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la a partir de orientações da própria plataforma.

O Inep prevê gratuidade para quem se enquadra nos seguintes perfis:

Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar

Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem integrantes de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Aus – Quem estava inscrito e não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência, caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente.

Cronograma

Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 15 a 26 de abril

Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

Período de recursos: 13 a 17 de maio

Resultado dos recursos: 24 de maio

» Acesse a Página do Participante

» Acesse a plataforma Gov.br

» Acesse o edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem

» Saiba mais sobre o Enem

O QUE É – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas usam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados servem como critério único ou complementar de processos seletivos, além de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Aplicativo Minha Escola MG amplia acesso à vida escolar dos estudantes da rede estadual

O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram, nesta terça-feira (3/2), do lançamento…

1 dia ago

Contrata MG: nova plataforma do Governo de Minas vai conectar empresas a trabalhadores em todo o estado

Encontrar um emprego ou contratar profissionais qualificados acaba de ficar mais fácil com o lançamento…

1 dia ago

Prefeituras mineiras terão R$ 500 milhões para financiar infraestrutura e sustentabilidade pelo Edital BDMG Municípios 2026

As prefeituras mineiras terão acesso a meio bilhão de reais em crédito no Banco de…

1 dia ago

Governo de Minas lança cartilha com orientações de saúde para o Carnaval 2026

Com a expectativa de milhões de foliões circulando por Belo Horizonte, cidades históricas e polos…

2 dias ago

Canal é lançado para denúncias de furto e roubo de cabos de energia

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) lançou um canal específico para denúncias anônimas relacionadas…

2 dias ago

Abertas as inscrições do Jemg 2026 para municípios mineiros

O Governo de Minas abre o período de inscrições para os Jogos Escolares de Minas…

2 dias ago