Destaques DF

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa Bolsa Família nas condicionalidades em saúde. O índice representa mais de 260,7 mil pessoas e está acima da média nacional, que foi de 80,3%.

As condicionalidades são compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias nas áreas de saúde e educação | Foto: Mariana Raphael/Arquivo Agência Saúde-DF

Coordenador de Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria de Saúde (SES-DF), Fernando Erick Damasceno destaca o esforço dos profissionais para alcançar o resultado: “Esse avanço reflete o empenho das equipes de Estratégia Saúde da Família [ESF] na melhoria do contato com os pacientes e na qualificação das informações nos sistemas do Bolsa Família”.

As condicionalidades são compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias nas áreas de saúde e educação, essenciais para a continuidade do benefício financeiro. O objetivo é garantir o acesso a ações básicas de saúde, melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social dessa população. Na área da saúde, as equipes acompanham o pré-natal da gestante, além da atualização da caderneta de vacinação e do estado nutricional das crianças.

Os beneficiários que não cumprem essas condições podem receber algumas sanções, como o benefício bloqueado ou suspenso e até mesmo desligamento do programa. Para efetuar o acompanhamento em saúde, os cidadãos devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Para a coordenadora distrital do programa Bolsa Família na SES-DF, Christiane Viana, os resultados fortalecem a promoção de políticas públicas. “O acompanhamento garante cuidados preventivos, orientações e monitoramento contínuo, contribuindo para a qualidade de vida das famílias atendidas. O trabalho conjunto entre gestores, profissionais de saúde e comunidade é fundamental para assegurar o direito à saúde”, destaca.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Luz do Povo: presidente Lula sanciona programa que garante energia gratuita para famílias de baixa renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira, 8 de outubro, o projeto…

6 dias ago

Concurso Brasilândia de Minas: iniciais de até R$ 19 mil

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Brasilândia de Minas. O certame…

6 dias ago

Secretaria de Fazenda orienta contribuintes de Minas Gerais a utilizar com frequência o Domicílio Tributário eletrônico

A era da tecnologia trouxe avanços significativos para o Fisco mineiro. Um dos mais relevantes…

6 dias ago

DF é o primeiro do Centro-Oeste a integrar o aplicativo da Uber ao sistema 190 da PMDF

O botão “Ligar para a Polícia”, disponível no aplicativo da Uber, agora está oficialmente integrado…

6 dias ago

Sebrae Minas recebe inscrições para o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Municípios de Minas Gerais que desenvolveram ou aprimoraram iniciativas com impacto positivo no ambiente de…

7 dias ago

Cemig oferece curso gratuito sobre empreendedorismo sustentável

Estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira (10/10) as inscrições do curso on-line que…

1 semana ago