Destaques DF

Com chuvas intensas no DF, Defesa Civil orienta população por meio de alertas de SMS

Os primeiros dias de janeiro estão sendo marcados pelas fortes chuvas no Distrito Federal. Segundo a Defesa Civil, já choveu quase 90% da média prevista para o mês inteiro, que é de 200 milímetros. Com precipitações intensas e volumosas, os riscos de desastres naturais aumentam. Por isso, o órgão intensificou as orientações emitidas pelo sistema de alertas para a população via SMS.

“Não chegamos nem no dia 15 e estamos com a média de chuva prevista para janeiro. Nos últimos três dias, elas foram muito volumosas, ocasionando alagamentos em algumas áreas. Nosso trabalho é orientar e prevenir a população para evitar situações de risco”, explica o diretor da Gestão de Desastres da Defesa Civil, coronel Eloízio Nascimento.

Atualmente em alerta laranja, o DF registrou nos últimos dias ventos de até 100km/h e o risco de áreas de alagamentos devido à força, ao volume e à intensidade das chuvas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O sistema de alerta funciona de forma preventiva para que a população se prepare antes de uma possível situação de risco. “A ação preventiva é importante. Por exemplo, tivemos um caso da queda de um muro em Águas Claras que ocorreu devido à água acumulada no fundo de um lote. Então é importante que a população saiba como será a chuva na sua região para se preparar com ações como limpar os ralos e as calhas. E também para poder tomar as melhores decisões”, explica.

Atualmente em alerta laranja, o DF registrou nos últimos dias ventos de até 100km/h e o risco de áreas de alagamentos devido à força, ao volume e à intensidade das chuvas. “Esse vento forte está relacionado à época de chuvas, em que as nuvens mais frias se juntam com o ar quente do verão ocasionando ventanias. Esse tipo de vento normalmente vem antes de uma chuva mais torrencial. Então é preciso que a população tenha cautela”, comenta o coronel Eloízio Nascimento.

Motoristas devem redobrar a atenção ao dirigir na chuva e parar o carro em caso de a água bater no assoalho do automóvel | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Entre as orientações para as situações de vento está a observação das árvores. “É preciso manter as árvores das casas podadas e verificar a copa das árvores que podem vir a cair em casos de ventos fortes. Se for detectada alguma árvore da rua que precisa de tratamento é necessário acionar a Defesa Civil ou os Bombeiros, que farão o encaminhamento ao órgão correto”, explica o coronel. “Também é preciso se abrigar durante as ventanias e verificar se as caixas d’água não foram destampadas para não criar outro problema, que são os focos de dengue”, complementa o diretor da Gestão de Desastres da Defesa Civil.

No caso de riscos de enchentes, a Defesa Civil alerta para que motoristas evitem transitar em áreas alagadas, bem como para que os moradores deixem suas casas se a água começar a entrar. “É preciso ir para um lugar seguro. Se durante o deslocamento a água estiver batendo no assoalho do carro, o melhor é parar e esperar a rede de drenagem. Após a chuva é importante verificar em casa se houve alguma rachadura, se as condições são seguras, além de fazer toda a limpeza de tudo que teve contato com a água da chuva”, acrescenta.

Como se cadastrar

Para acionar o serviço de alertas da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto ao número 40199. A mensagem de ativação pode ser qualquer palavra, que servirá para acionar o sistema automático. Como resposta, o morador recebe uma mensagem para que envie o CEP, sendo cadastrado assim que o número é enviado.

Também há um número fixo de WhatsApp (61 2034-4611) com um menu interativo que presta serviços de alerta e orientações para ocorrências. Para emergências, acione 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros Militar do DF).

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo de Minas vai disponibilizar linha de crédito para cidades atingidas pelas chuvas realocarem famílias em situação de risco

O Governo de Minas apresentou, nesta quarta-feira (15/1), em Belo Horizonte, novas ações emergenciais preparadas…

5 horas ago

Caixa inicia hoje calendário de aditamento do Novo Fies

A Caixa Econômica Federal iniciou hoje (15) o calendário de aditamentos [alterações] contratuais do Fundo…

5 horas ago

Governo de Minas sanciona Estatuto da Igualdade Racial

O Governo de Minas sanciona, na edição desta quarta-feira (15/1) do Diário Oficial, a lei…

5 horas ago

Governador nomeia Fernanda Falcomer para a Subsecretaria de Saúde Mental do DF e convoca 20 psiquiatras

O governador Ibaneis Rocha autorizou nesta terça-feira (14) a criação da Subsecretaria de Saúde Mental,…

8 horas ago

Governo Federal intensifica mobilização da Defesa Civil Nacional no apoio às cidades atingidas pelas chuvas

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), está…

1 dia ago

Primeira Troca da Bandeira de 2025 ocorrerá no domingo (19)

No próximo domingo (19), a Praça dos Três Poderes será palco da primeira Troca da…

1 dia ago