Destaques DF

DF tem 75 unidades básicas de saúde com atendimento aos sábados ou à noite

No Distrito Federal, cerca de 41% das unidades básicas de saúde (UBSs) funcionam em horário diferenciado, garantindo acesso a quem não pode buscar atendimento durante os dias úteis. Do total, 35% atendem aos sábados e 6% oferecem funcionamento no período noturno.

A flexibilização dos horários amplia o acesso a serviços essenciais, como consultas médicas, atendimento odontológico, enfermagem e distribuição de medicamentos nas farmácias das UBSs. À noite, o atendimento é voltado principalmente a demandas espontâneas e situações que necessitam de acolhimento imediato. Atualmente, são 11 unidades que funcionam em horário estendido, até as 22h, e 64 unidades que funcionam aos sábados, das 7h às 12h.

Arte: Agência Saúde

A medida tem feito diferença na vida de usuários como Camila Silva, 23 anos, que buscou o atendimento na UBS 5 de Taguatinga no período noturno. “Eu estava sentindo muitas dores nas costas e vim para ver se tomava alguma medicação. Eu pesquisei e vi que aqui funcionava até mais tarde. Geralmente, venho aqui ser atendida e acho tudo muito bom, o atendimento, os profissionais”, conta.

Situação semelhante viveu Luiza Carla Lacerda, 48, que se surpreendeu ao descobrir o funcionamento estendido da unidade. “A médica atendeu a gente muito bem. Meu filho estava sem querer beber água e vomitando e achei muito bom aqui funcionar até mais tarde, porque eu pensava em como eu ia levar para uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] nesse horário. Eu consegui ir buscar os outros irmãos na escola, retornar, e deu tudo certo”, relatou.

Atualmente, mais de 60 unidades funcionam aos sábados e 11 atuam em horário estendido, até as 22h | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Os horários de funcionamento dos serviços são orientados pelas dinâmicas do próprio território e da necessidade da população por horários diferenciados. De 2019 para cá, foram mais de três milhões de atendimentos individuais e mais de 100 equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Mais crédito para o Centro-Oeste: empresários e prefeituras ampliam em 35% o acesso a financiamentos no BDMG

Os empresários e prefeituras do Centro-Oeste do Estado ampliaram em 35% a busca por financiamentos…

8 horas ago

Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) definiu as datas de vencimento das parcelas…

8 horas ago

Secretaria de Educação prorroga prazo da atualização cadastral para 17/12

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o prazo para que…

8 horas ago

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e…

8 horas ago

​​​​​​​Governo do DF cria política inédita de apoio aos protetores de animais com cartões Ração e Castração

Em uma iniciativa histórica para a causa animal do Distrito Federal (DF), o governador Ibaneis…

2 dias ago

Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis

Moradora de Bom Despacho, Maria Alice Gorgosinho recebeu um kit com bolsa, cobertor, roupas e…

2 dias ago