Destaques DF

GDF abre edital para ação de combate à violência contra a mulher

O combate à violência contra a mulher no Distrito Federal ganha mais um reforço. A Secretaria da Mulher (SMDF) lançou, nesta terça-feira (27), o Edital de Chamamento Público nº 01/2025, que visa a selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para executar o projeto Informar para Proteger. A iniciativa tem duração prevista de nove meses e busca promover ações de enfrentamento à violência de gênero por meio de atividades informativas, educativas e de incentivo à cidadania.

Entre as ações previstas pelo projeto estão distribuição de materiais informativos, instalação de painéis promocionais, oficinas, palestras, workshops e apresentações culturais | Foto: Divulgação/SMDF

De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o projeto deve percorrer todas as regiões administrativas, levando informação e serviços a espaços de grande circulação, como escolas, centros comunitários, praças, eventos culturais, terminais rodoviários, bibliotecas e parques.

A vice-governadora Celina Leão destaca a importância da iniciativa no enfrentamento à violência de gênero: “O edital faz parte da estratégia da Secretaria da Mulher de fortalecer uma rede de proteção e garantir que mais pessoas conheçam os mecanismos de denúncia, acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência. Nosso objetivo é combater a desinformação, que muitas vezes impede a busca por ajuda ou a denúncia”.

O projeto propõe uma abordagem ampla, que combina informação, conscientização e mobilização social. Entre as ações previstas estão distribuição de materiais informativos, instalação de painéis promocionais, oficinas, palestras, workshops, apresentações culturais e oferta de serviços como corte de cabelo, maquiagem e massoterapia. Haverá ainda mobilizadores capacitados, que vão dialogar diretamente com a população sobre os direitos das mulheres, os tipos de violência e os canais de denúncia.

Para a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, a iniciativa enfatiza o papel da informação como ferramenta essencial no combate à violência. “O projeto Informar para Proteger reforça nosso compromisso de levar informação e acolhimento para onde as mulheres estão. Precisamos romper o ciclo da violência com conhecimento, empatia e ação. Educar é proteger. E proteger é salvar vidas. Este edital convoca a sociedade civil a se somar a esse esforço coletivo”, afirma.

Como participar

Organizações interessadas têm até a data especificada no edital para apresentar suas propostas. O termo de colaboração permitirá que a OSC escolhida receba recursos públicos no valor de R$ 9 milhões para executar todas as ações previstas no plano de trabalho do projeto.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Festa junina sem risco de choque elétrico: veja como decorar com segurança sua casa e locais públicos

O colorido das bandeirinhas dos festejos juninos pinta o céu de Brasília. Para que essa…

19 horas ago

Governo de Minas reforça medidas para evitar disseminação da gripe aviária

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa)…

21 horas ago

Fiscais do Procon-MG encontram irregularidades em postos de combustíveis e açougues de Unaí

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), fiscalizou 21 postos de combustíveis…

2 dias ago

Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro

Os aposentados e pensionistas que sofreram descontos ilegais no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

2 dias ago

Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), Campus Pouso Alegre, está com inscrições abertas…

2 dias ago

Educadores mineiros ganham comunidade on-line para fortalecer práticas pedagógicas

Professores, coordenadores, supervisores, especialistas e diretores da rede estadual de ensino de Minas Gerais agora…

2 dias ago