Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Com o objetivo de ampliar e descentralizar o atendimento especializado às famílias em situação de violência doméstica, o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta terça-feira (8), o novo Espaço Acolher – Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores da Violência Doméstica. Localizado na entrequadra 112/312 da Asa Sul, o equipamento público funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com capacidade para atender até 20 pessoas ao mesmo tempo.
A unidade vai substituir a que atualmente funciona no Edifício Fórum Desembargador José Leal Fagundes, no SMAS Trecho 3, e é mais uma política pública traçada por este GDF no enfrentamento e combate à violência de gênero. O espaço, cedido pela Polícia Civil do DF, foi todo reformado e mobiliado pela equipe especializada da Secretaria da Mulher, o que demandou um investimento de R$ 250 mil.
“Esse local estava inutilizado e nós fizemos um convênio com a Polícia Civil, que nos cedeu a área. Aqui vamos conseguir atender toda a família. Nós recebemos muitos casos de violência doméstica, lesão corporal, muitas situações que precisam de atendimento psicológico e, neste local, tenho certeza de que haverá esse acolhimento em rede. O nosso trabalho é democratizar esse tipo de acesso. Temos equipamentos como esse na região Norte, Sul e mais um agora aqui no Plano Piloto, para que consigamos dar a efetividade e a resposta imediata para proteger as nossas mulheres”, afirmou a governadora em exercício Celina Leão.
A nova unidade do Plano Piloto possui 130 m² de área útil, salas de atendimento individualizadas e equipe técnica formada por 12 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e gestores.
Os Espaços Acolher são unidades vinculadas à Secretaria da Mulher para oferecer atendimento gratuito e multidisciplinar a pessoas envolvidas em contextos de violência doméstica, conforme estabelecido pela Lei Maria da Penha. Essas unidades e outros equipamentos públicos administrados pela Secretaria da Mulher somaram mais de 16,6 mil atendimentos somente em 2024.
“Essa é uma política pública ímpar na nossa cidade, que vários outros locais têm procurado implementar, porque não tem como a gente debater sobre a proteção à mulher sem envolver também o homem. Com isso, estamos democratizando o acesso com mais uma unidade na Asa Sul, principalmente por ser um local central, onde a gente une várias cidades”, esclareceu a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
A porta de entrada nos espaços pode ser por dois caminhos: encaminhamento judicial ou demanda espontânea, para maiores de 18 anos. O atendimento inclui escuta psicossocial, orientação sobre direitos e ações voltadas à responsabilização de agressores.
Acolhimento
O novo núcleo é voltado não só ao acolhimento e fortalecimento de mulheres vítimas, mas também à escuta e responsabilização dos autores de violência doméstica. A partir de uma abordagem com base no gênero e direitos humanos, o atendimento busca reduzir a reincidência, promover a reconstrução de vínculos familiares seguros e prevenir novos episódios de violência.
Para a comandante-geral da Polícia Militar, Ana Paula Habka, a inauguração vem para somar a gestão especializada no atendimento à mulher feita pela corporação: “Essa entrega contribui muito com a nossa atividade e com o nosso empenho. As forças de segurança estão todas integradas com o governo. E dentro da Polícia Militar estamos investindo nos nossos policiais e dentro das nossas unidades para que qualquer pessoa que tenha problema com violência doméstica possa ir aos nossos quartéis, que teremos lá uma equipe preparada para acolher. E esse espaço traz essa integração, que faz com que a gente feche e acabe com o ciclo de violência doméstica.”
Atualmente, o Distrito Federal conta com outras unidades em funcionamento, além da nova inaugurada no Plano Piloto:
Espaço Acolher – Brazlândia
→ Telefone: (61) 99103-0058
→ E-mail: agenda.nafavdbrz@gmail.com
→ Endereço: TJDFT Área Especial 04 lote 04 ST. Tradicional – CEP: 72.720-640
→ Funcionamento: Segunda a sexta, 12h às 19h
Espaço Acolher – Gama
→ Telefone: (61) 99120-5114
→ E-mail: geafavd.gama@mulher.df.gov.br
→ Endereço: Edifício da Promotoria de Justiça do Gama – Setor Industrial
→ Funcionamento: Segunda a sexta, 12h às 19h
Espaço Acolher – Paranoá
→ Telefone: (61) 3369-4784 / (61) 99206-6281
→ E-mail: geafavd.paranoa@mulher.df.gov.br
→ Endereço: Edifício da Promotoria de Justiça – Grandes Áreas
→ Funcionamento: Segunda a sexta, 12h às 19h
Espaço Acolher – Planaltina
→ Telefone: (61) 99128-9921
→ E-mail: geafavd.planaltina@mulher.df.gov.br
→ Endereço: Ed. Promotoria de Justiça, Setor Tradicional
→ Funcionamento: Segunda a sexta, 12h às 19h
Espaço Acolher – Santa Maria
→ Telefone: (61) 3394-6863 / (61) 99969-3363
→ E-mail: geafavd.santamaria@mulher.df.gov.br
→ Endereço: QR 211, Conj. A, Lote 14
→ Funcionamento: Segunda a sexta, 9h30 às 17h
Espaço Acolher – Sobradinho
→ Telefone: (61) 99501-6007
→ E-mail: geafavd.sobradinho@mulher.df.gov.br
→ Endereço: Ed. Gran Via – 1º andar – Sala 115
→ Funcionamento: Segunda a sexta, 9h às 18h
Espaço Acolher – Samambaia
→ Telefone: (61) 99226-2858
→ E-mail: geafavd.samambaia@mulher.df.gov.br
→ Endereço: QS 406 Conj. E Lote 3 Loja 4 – Ed. Arena Mall
→ Funcionamento: Segunda a sexta, 9h às 18h
Espaço Acolher – Ceilândia
→ Telefone: (61) 98314-0882
→ E-mail: geafavd.ceilandia@mulher.df.gov.br
→ Endereço: ONM 02, Conj. F, Lote 1/3 – Ceilândia Centro
→ Funcionamento: Segunda a sexta, 9h às 18h.
Em Minas Gerais, ficou mais fácil para o cidadão solicitar o cancelamento de serviços de…
O Governo de Minas firmou, nesta terça-feira (8/7), um Acordo de Cooperação Técnica com o…
Seguindo o compromisso com quem produz no estado, o Governo de Minas deu um passo…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional…
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, entregou viaturas, armas e drones para a Polícia…
Estudantes do ensino médio da rede estadual e egressos que buscam qualificação profissional já podem…