Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde
A rede pública de saúde do Distrito Federal contará com reforço na segurança dos profissionais e usuários. O governador sancionou, nesta quinta-feira (4), a Lei nº 7.743, de autoria do deputado Jorge Vianna. A legislação estabelece que serviços especializados de vigilância nas unidades de saúde sejam responsáveis pela proteção da integridade física e moral dos servidores, usuários e do patrimônio.
A nova legislação determina que hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), postos de saúde e demais estabelecimentos da rede pública passem a contar com agentes de segurança capacitados para atuar na prevenção de agressões físicas e verbais.
Essa é mais uma medida para reforçar a segurança dentro das unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF). Atualmente, está em elaboração um plano de segurança hospitalar, levando em conta experiências anteriores, a realidade das unidades, o uso de ferramentas tecnológicas e a articulação com órgãos do sistema de segurança.
A contratação dos serviços poderá ocorrer por meio da incorporação aos contratos vigentes ou por novas licitações, respeitando os critérios legais. Os contratos deverão incluir cláusulas específicas sobre a conduta dos vigilantes e a proteção dos profissionais da saúde como finalidade primordial.
A lei entra em vigor em 90 dias, período em que a Secretaria de Saúde iniciará o planejamento para implementação das medidas previstas.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) está completando 35 anos e, para avaliar a…
O prazo para os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo…
O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou a Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento…
O estoque de sangue tipo O negativo está crítico na Fundação Hemocentro de Brasília. O…
As plataformas SeloVerde e CAR 2.0 ganharam versões otimizadas para celulares e tablets nesta semana.…
A Taxa de Controle e Manutenção de Regime Especial, devida pelas empresas detentoras de regime…