Destaques DF

Hemocentro de Brasília lança Semana Nacional do Doador de Sangue nesta segunda (24)

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) inicia, nesta segunda-feira (24), a campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue. A mobilização em homenagem ao Dia Nacional do Doador, comemorado em 25 de novembro, reúne uma série de ações voltadas à conscientização da população sobre a importância da doação.

A programação especial se estende até sábado (29), com surpresas para os voluntários. Os agendamentos devem ser feitos pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Os tipos sanguíneos O negativo (O-) e todos com fator Rh negativo (A-, B-, AB-) são, em geral, os mais necessários e prioritários nos hemocentros do Brasil. O tipo O- é o doador universal e essencial para emergências, enquanto os tipos negativos, de forma geral, são mais raros na população, o que gera uma demanda constante.

O Hemocentro de Brasília precisa de doações diárias para atender toda a rede pública de saúde do Distrito Federal e instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.

Como doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado a partir da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. No caso de dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG lança cartilha sobre consentimento e violência sexual com foco na proteção das vítimas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro Estadual de Apoio às…

3 horas ago

Concurso IBGE: processo oferece 9.590 vagas temporárias para nível médio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira (19) o edital do…

4 dias ago

Câmara de Brasilândia de Minas abre 10 vagas em novo Concurso Público

No estado de Minas Gerais, a Câmara Municipal de Brasilândia de Minas anunciou a abertura…

4 dias ago

Aberto o prazo para solicitar reaplicação do Enem

Já está aberto o prazo para solicitar a reaplicação de prova do Exame Nacional do…

4 dias ago

Pesquisa Fecomércio MG: Comércio Mineiro otimista para o Natal

A pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2025, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da…

6 dias ago

IMA passa a fiscalizar e inspecionar produtos de origem vegetal

Bebidas e alimentos processados a partir de vegetais, entre eles doces, compotas e geleias, serão…

6 dias ago