Destaques DF

Hemocentro reativa transporte gratuito para doadores no Boulevard Shopping

Em comemoração ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e o Boulevard Shopping firmaram parceria para uma edição especial da Linha Vermelha, transporte gratuito para doadores. Entre os dias 11 e 27 deste mês, uma van fará o trajeto entre o shopping e o Hemocentro, na Asa Norte.

Transporte gratuito sairá em dois horários do Boulevard, na Asa Norte | Foto: Divulgação/Hemocentro

“Esse tipo de ação amplia a conscientização sobre a importância da doação regular de sangue, cumprindo um importante papel social de educação em saúde”

Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores do Hemocentro

A edição especial da Linha Vermelha estará disponível às terças e quintas, com horários de saída do shopping às 9h30 e às 14h30. A van buscará os candidatos à doação no Ponto Vermelho, lounge montado na área de embarque e desembarque do estacionamento descoberto.

“Parcerias como essa consolidam a possibilidade do acesso à doação de sangue de uma maior parte da população”, explica a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi. “Esse tipo de ação amplia a conscientização sobre a importância da doação regular de sangue, cumprindo um importante papel social de educação em saúde.”

Para a gerente de marketing do Boulevard Shopping, Luana Citon, a parceria reforça o compromisso do shopping com a responsabilidade social. “Estamos sempre buscando maneiras de impactar positivamente a nossa comunidade”, afirma. “Realizar uma campanha de doação de sangue com o Hemocentro de Brasília é uma maneira concreta de ajudar a salvar vidas, reforçando nosso papel social e promovendo a solidariedade.”

A ação faz parte da campanha Junho Vermelho: Unidos pela Vida, do Hemocentro. Junho é conhecido nacionalmente como o mês de conscientização à importância da doação de sangue. Na sexta (14), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao longo do mês, em comemoração à data, o Hemocentro também promoverá palestras sobre doação de sangue, formação de multiplicadores e de organizadores de grupos de doação, além da distribuição de brindes.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve covid-19 precisa aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.

É necessário agendar a doação no site Agenda DF ou ligando para o telefone 160 (opção 2), mas é possível realizar encaixes, dependendo da disponibilidade de vagas no dia.

Linha Vermelha

⇒ Quando: terças e quintas-feiras, de 11 a 27 de junho
⇒ Local: Ponto Vermelho, área de embarque e desembarque, estacionamento descoberto do Boulevard Shopping Brasília (Setor Terminal Norte, Conjunto J, Asa Norte)
⇒ Horários de saída: 9h30 e 14h30

Para agendar doação, acesse agenda.df.gov.br ou ligue 160, opção 2.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG lança plataforma Panorama da Educação para auxiliar atuação de promotores de Justiça

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou nesta quinta-feira, 3 de julho, o Panorama…

13 horas ago

Precisa de atendimento de saúde mental? Saiba onde buscar ajuda na rede pública do DF

No Distrito Federal, quem enfrenta algum quadro de sofrimento psíquico pode buscar ajuda em uma…

13 horas ago

Governo de Minas digitaliza mais uma etapa da transferência de veículos para simplificar a regularização de pendências

A transferência digital de veículos em Minas Gerais agora conta com uma funcionalidade que permite…

1 dia ago

CNU 2025: retificação no edital simplifica pedido de isenção

Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição na segunda edição do Concurso Público…

2 dias ago

Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS

O implante contraceptivo popularmente conhecido como Implanon será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).…

2 dias ago

Testar e tratar salva vidas: hepatites virais têm diagnóstico e tratamento gratuitos em Minas

“Minhas pernas ficavam inchadas no fim do dia. Busquei atendimento médico, fiz exames e recebi…

2 dias ago