Destaques DF

Investimento em tecnologia moderniza banca examinadora para novos motoristas

O Detran-DF adquiriu computadores e tecnologias de avaliação para modernizar a banca examinadora de trânsito, tanto teórica quanto prática. Com investimento de R$ 40 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF) que engloba uma série de serviços, o sistema tornou-se mais seguro, ágil e com maior oferta de horários à população.

Em vez de pranchetas, papéis e canetas, provas serão feitas por meio de tablets | Foto: Divulgação/Detran-DF

As principais mudanças estão relacionadas aos equipamentos utilizados e à digitalização do processo, que abrangem, entre outros aspectos, a substituição das pranchetas de avaliação na prova prática, com canetas e papel, por tablets. Desenvolvido pela empresa Valid, o novo sistema de aplicação de exames teóricos também incorpora múltiplas camadas de segurança, como o mapeamento dos movimentos do candidato e a detecção de presenças não autorizadas no ambiente de prova.

“O sistema agiliza o processo e diminui o tempo de provas, abrindo mais espaço para novos horários”

Takane Kiyotsuka do Nascimento, diretor-geral do Detran-DF

O que muda

Exames terão os resultados divulgados em até 24 horas

Antes da modernização, os candidatos inscritos na banca teórica faziam os exames em computadores com tecnologia ultrapassada, com telas pequenas de 16 polegadas e teclados, e alguns desses equipamentos já não permitiam manutenção. O sistema utilizado era antigo e incompatível com máquinas mais modernas. Com a mudança, quem visa à obtenção ou reabilitação da CNH utilizará computadores modernos, equipados com tela touchscreen de 24 polegadas, câmeras e microfones.

Junto à implementação das melhorias, estima-se um aumento na oferta de horários para aplicação da prova, ampliando o acesso ao serviço. Os resultados dos exames teóricos serão divulgados em até 24 horas, já que o ambiente e todos os testes serão monitorados e auditados para evitar fraudes, aumentando a segurança do processo.

Já na parte prática, os examinadores utilizavam pranchetas, canetas e papel para registrar as avaliações e, agora, passarão a trabalhar com tablets de última geração que permitirão a leitura biométrica de candidatos e examinadores – possibilitando o registro completo do percurso realizado pelo candidato durante o exame.

Conforto e segurança

De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka do Nascimento, o novo sistema já está em prática e proporciona um conforto maior para os usuários, com uma visão melhor possibilitada pelas novas telas. O gestor também destaca a diferença na segurança com as tecnologias de inteligência artificial, biometria e reconhecimento facial.

“É necessário que as pessoas estejam de fato instruídas e aptas para adquirir a CNH”, ressalta o diretor-geral. “É um sistema que dificulta fraudes e falhas, por ser também um teste monitorado. Além disso, agiliza o processo e diminui o tempo de provas, abrindo mais espaço para novos horários.”

Nas bancas teóricas, o Detran atende cerca de oito mil pessoas por mês. O cronograma de modernização atenderá todas as unidades do DF, com o sistema já em prática nas do Gama, Sobradinho e Taguatinga.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Mais crédito para o Centro-Oeste: empresários e prefeituras ampliam em 35% o acesso a financiamentos no BDMG

Os empresários e prefeituras do Centro-Oeste do Estado ampliaram em 35% a busca por financiamentos…

15 horas ago

Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) definiu as datas de vencimento das parcelas…

15 horas ago

Secretaria de Educação prorroga prazo da atualização cadastral para 17/12

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o prazo para que…

16 horas ago

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e…

16 horas ago

​​​​​​​Governo do DF cria política inédita de apoio aos protetores de animais com cartões Ração e Castração

Em uma iniciativa histórica para a causa animal do Distrito Federal (DF), o governador Ibaneis…

2 dias ago

Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis

Moradora de Bom Despacho, Maria Alice Gorgosinho recebeu um kit com bolsa, cobertor, roupas e…

3 dias ago