Foto: Sandro Araújo/Agência Brasília
O Distrito Federal terá um investimento de R$ 24 milhões em 2025 para fortalecer a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Mais Especialistas (PMAE), realizado em parceria com o Ministério da Saúde, vai reorganizar os fluxos das especialidades de oncologia, oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia.
“Trouxemos estas especialidades para fortalecer as redes de saúde. O programa irá suprir gargalos e permitirá um trabalho mais otimizado na trilha dos pacientes”, explica o subsecretário de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde, Maurício Fiorenza. A pasta trabalha no planejamento para a implantação do PMAE, previsto para ocorrer a partir de maio.
O PMAE pretende otimizar a disponibilidade de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, além de reduzir o tempo de espera nas filas, desde a porta de entrada do usuário pela Atenção Primária, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ideia é que o paciente não precise entrar em diversas filas e que os serviços de saúde sejam demandados por meio das Ofertas de Cuidado Integral (OCIs).
De acordo com o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal, o objetivo é mudar a visão da linha de cuidado, para dar mais celeridade ao atendimento dos pacientes. “De maneira geral, é o embrião da mudança na linha de cuidado e na regulação do paciente, em que ele já passa pela consulta e termina no diagnóstico. É uma mudança da gestão das filas de regulação”, detalhou.
Uma portaria conjunta publicada pelo Ministério da Previdência Social e pelo Instituto Nacional do Seguro…
O Governo de Minas, por meio da Defesa Civil Estadual, alerta para a atuação de…
O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…
O Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), multou a operadora Vivo em…
O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta terça-feira (9), duas iniciativas inéditas que ampliam…
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta segunda-feira (8) o site gov.br/captura,…