Destaques DF

Mais especialistas: DF terá programa para acelerar atendimentos do SUS

O Distrito Federal terá um investimento de R$ 24 milhões em 2025 para fortalecer a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Mais Especialistas (PMAE), realizado em parceria com o Ministério da Saúde, vai reorganizar os fluxos das especialidades de oncologia, oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia.

“Trouxemos estas especialidades para fortalecer as redes de saúde. O programa irá suprir gargalos e permitirá um trabalho mais otimizado na trilha dos pacientes”, explica o subsecretário de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde, Maurício Fiorenza. A pasta trabalha no planejamento para a implantação do PMAE, previsto para ocorrer a partir de maio.

O PMAE pretende otimizar a disponibilidade de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, além de reduzir o tempo de espera nas filas | Foto: Sandro Araújo/Agência Brasília

O PMAE pretende otimizar a disponibilidade de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, além de reduzir o tempo de espera nas filas, desde a porta de entrada do usuário pela Atenção Primária, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ideia é que o paciente não precise entrar em diversas filas e que os serviços de saúde sejam demandados por meio das Ofertas de Cuidado Integral (OCIs).

De acordo com o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal, o objetivo é mudar a visão da linha de cuidado, para dar mais celeridade ao atendimento dos pacientes. “De maneira geral, é o embrião da mudança na linha de cuidado e na regulação do paciente, em que ele já passa pela consulta e termina no diagnóstico. É uma mudança da gestão das filas de regulação”, detalhou.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Portaria amplia temporariamente prazo de auxílio-doença sem perícia

Uma portaria conjunta publicada pelo Ministério da Previdência Social e pelo Instituto Nacional do Seguro…

13 horas ago

Governo de Minas alerta para atuação de ciclone extratropical no estado

O Governo de Minas, por meio da Defesa Civil Estadual, alerta para a atuação de…

13 horas ago

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…

13 horas ago

Procon-MPMG multa Vivo por irregularidades no Serviço de Atendimento ao Consumidor

O Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), multou a operadora Vivo em…

16 horas ago

Inaugurado primeiro Centro de Referência Especializado em TEA do Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta terça-feira (9), duas iniciativas inéditas que ampliam…

1 dia ago

Ministério da Justiça lança site com foragidos mais procurados do país

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta segunda-feira (8) o site ‪gov.br/captura‬,…

1 dia ago