Destaques DF

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

A Polícia Civil do DF (PCDF) criou mais uma plataforma de comunicação: o chatbot da Divisão de Controle de Denúncias (Dicoe), que funciona tanto para acesso por computador quanto por celulares. Já em funcionamento, a nova ferramenta visa a garantir a continuidade e disponibilidade dos serviços prestados à população.

Novo canal agiliza o combate à criminalidade, garantindo o sigilo de cidadãos que encaminharem denúncia | Arte: Divulgação/PCDF

Nesse canal oficial, o cidadão poderá comunicar fatos e fazer denúncias sem precisar se identificar. A iniciativa busca incentivar a participação da comunidade no combate à criminalidade, garantindo o anonimato dos denunciantes. A expectativa é que o chatbot contribua para o aumento do número de denúncias.

“Os chatbots são soluções que conduzem conversas com os usuários, simulando interações humanas que permitem interpretar e responder às solicitações”, explica o diretor da Dicoe, Josafá Leite Ribeiro. “A possibilidade de anexar arquivos de áudio, fotos, vídeos, documentos e coordenadas geográficas facilita sobremaneira as investigações criminais, possibilitando uma resposta rápida da PCDF no controle da criminalidade.”

A evolução na forma de interação impôs um novo desafio à PCDF, que aprimorou a comunicação digital ao disponibilizar um novo canal como um serviço inteligente e inovador para os denunciantes. A denúncia pode ser feita pelo computador ou pelo celular.

Veja, abaixo, os outros canais de denúncia anônima da PCDF.

⇒ Disque 197
⇒ e-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br
⇒ WhatsApp: (61) 98626-1197
site da PCDF.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo do Estado disponibiliza cartilha e aulões para gestores municipais de turismo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da…

7 horas ago

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

1 dia ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

1 dia ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

1 dia ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

1 dia ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

4 dias ago