Destaques DF

Saiba o que abre e o que fecha no Distrito Federal nos dias 31, 1º e 2

O último dia do ano está chegando e, com ele, a dúvida sobre quais serviços públicos estarão em funcionamento no 31 de dezembro — assim como no feriado do Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro, e no dia 2 (sexta-feira), que será ponto facultativo no Distrito Federal, conforme decreto do governador Ibaneis Rocha.

Serviços essenciais, é claro, seguirão funcionando, ainda que em esquema especial. Na saúde, as emergências dos hospitais regionais, das unidades de pronto atendimento (UPAs) e da Casa de Parto de São Sebastião atenderão de forma ininterrupta, 24 horas por dia. Do mesmo modo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está sempre de plantão pelo telefone 192.

As unidades básicas de saúde (UBSs) funcionarão na quarta-feira (31), mas estarão fechadas na quinta (1º/1). As salas de vacina também funcionarão: na quarta, ficam abertas até as 12h — mesmo esquema das farmácias de alto custo. Ambulatórios e policlínicas fecham na quinta e funcionam na quarta até as 14h, bem como as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tipos I e II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Capsi). Os Caps tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) III fazem acolhimentos 24 horas todos os dias.

Fotos: Jhonatan Viera/Sejus-DF. Os conselhos tutelares funcionarão até as 14h de quarta (31) e estarão fechados na quinta (1º) e na sexta (2); demandas urgentes podem ser registradas pelo telefone 125

A Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) vai manter o funcionamento contínuo. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) terá expediente das 8h às 14h na quarta-feira, mas não oferecerá atendimento presencial na quinta e na sexta. Equipes de operação e manutenção trabalharão normalmente. Já o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) terá serviços normais nos dias 31 e 2 e escala de plantão no dia 1º.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) terá expediente até as 14h na quarta e não contará com atendimento presencial na quinta e na sexta. Ações educativas e serviços de fiscalização e de engenharia de trânsito seguirão normalmente. O Banco de Brasília (BRB), por sua vez, estará com todas as agências fechadas nos dias 31 e 1º, reabrindo na sexta (2).

O Zoo funcionará até as 12h no dia 31 e estará aberto normalmente em 1º e 2 de janeiro | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Lazer e transporte

Aqueles que buscam lazer para esses dias terão diversas opções. Todos os parques administrados pelo Brasília Ambiental estarão abertos nos horários normais.

O Zoológico de Brasília funcionará até as 12h no dia 31 e estará aberto normalmente nos dias 1º e 2. O Jardim Botânico terá entrada até as 14h na quarta, fechará na quinta e reabrirá na sexta. Cabe lembrar que os dois espaços têm entrada gratuita no feriado do dia 1º, pelo programa Lazer para Todos.

Gratuita também será a passagem de ônibus e de metrô das 18h às 23h na quarta e na sexta-feira, e durante o dia todo na quinta, por meio do Vai de Graça. Inclusive, haverá reforço nas linhas de ônibus e alteração do funcionamento do metrô, para que a população possa aproveitar a festa da virada na Esplanada dos Ministérios. Veja os horários abaixo.
→ Quarta-feira (31)

· 5h30 às 23h30: todas as estações abertas para embarque e desembarque
· 23h30 às 2h30: desembarque em todas, embarque apenas na Central

→ Quinta (1º/1)

· 17h às 23h30: todas as estações abertas para embarque e desembarque
· 23h30 às 2h30: desembarque em todas, embarque apenas na Central.

A festa na Esplanada, aliás, é outra boa alternativa para quem quer diversão no feriado. No dia 31, a partir das 18h, o local recebe shows de Samuel Rocha, Israel & Rodolfo, Carlinhos Brown e Lauana Prado. Já no dia 1º, também a partir das 18h, será a vez de Adriana Samartini, Murilo Huff, Ana Castela, Calcinha Preta e Pedro Paulo & Matheus e Belluco. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso.

Ainda na Esplanada, o público pode conferir os últimos dias do Nosso Natal. A estrutura segue montada até o próximo domingo (4), com exceção do dia 31, quando estará fechada. Desde o lançamento da edição de 2025, mais de 900 mil pessoas já passaram pelo local.

Foto Tony Oliveira Agencia Brasília. A passagem de ônibus e de metrô será gratuita das 18h às 23h na quarta e na sexta-feira, e durante o dia todo na quinta, por meio do Vai de Graça

Secretarias

Em relação às secretarias de Estado, a de Educação informa que as escolas estão de recesso, mas que as secretarias escolares mantêm o cronograma regular de atendimento a pais, alunos e responsáveis nos dias úteis. Ou seja, haverá expediente até as 14h do dia 31, mas não nos dias 1º e 2.

Na Secretaria da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo mantêm o funcionamento ininterrupto 24 horas por dia. As demais unidades estarão fechadas.

Entre os equipamentos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), as unidades do Na Hora funcionarão até as 14h de quarta-feira e estarão fechadas na quinta e na sexta. O mesmo esquema será adotado pelos conselhos tutelares — salvo as demandas urgentes, que podem ser registradas pelo telefone 125. O Centro Integrado 18 de Maio também terá as demandas atendidas por telefone, pelo número (61) 98314-0636, das 8h às 20h. Já as unidades do progrqama Direito Delas funcionam até as 14h no dia 31, fecham no dia 1º e reabrem no dia 2. Os núcleos do Gama e de Planaltina, porém, estarão em trabalho interno, já que operam nas dependências do Ministério Público, que está de recesso forense até 6 de janeiro.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Distrito Federal tem 424 mil eleitores com pendências; TRE terá atendimento especial no recesso

O ano novo já está batendo à porta e, com ele, as eleições gerais. Em…

4 horas ago

Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou nesta terça-feira (30) portaria…

6 horas ago

Inmet alerta para calor extremo e tempestades nos últimos dias de 2025

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca para os últimos dias do ano um cenário…

1 dia ago

Participe da consulta pública sobre linha de cuidado da pessoa com diabetes mellitus

A Secretaria de Saúde (SES-DF) abre participação popular para uma consulta pública sobre a linha…

1 dia ago

Governo de Minas libera consulta aos valores do IPVA 2026

Já está disponível no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG)…

1 dia ago

Minas Gerais automatiza liberação do alvará sanitário e reduz burocracia para empreendedores

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) passou a adotar a aprovação…

1 dia ago