Destaques MG

Aves silvestres resgatadas no Noroeste de Minas serão devolvidas à natureza após reabilitação

Entre os dias 26 e 30/5, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizou a Operação Silvestres II nos municípios de João Pinheiro, Paracatu e Unaí, no Noroeste de Minas Gerais. A ação teve como foco coibir o tráfico de fauna silvestre e fiscalizar criadores irregulares de aves na região.

A operação, parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2025 da Semad, investigou denúncias de maus-tratos e verificou a situação de criadores amadores de passeriformes cadastrados no Sistema de Gestão de Criadores Amadores de Passeriformes (Sispass). No total, 106 aves foram fiscalizadas, com a constatação de diversas irregularidades, como manutenção de fauna sem licença ambiental, uso indevido de anilhas, extravio de animais e obstrução à fiscalização.

Como resultado, 26 aves — incluindo espécies como curió, papagaio e trinca-ferro — foram apreendidas, além de gaiolas e alçapões proibidos. As infrações resultaram na suspensão de licenças de criadores e na aplicação de mais de R$ 2 milhões em multas.

Segundo Sérgio Nascimento Moreira, chefe da Unidade Regional de Fiscalização Noroeste da Semad, os animais apreendidos serão encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), sob responsabilidade do IEF. “Após receberem cuidados veterinários e passarem pelo processo de reabilitação, as aves poderão retornar à natureza, contribuindo com funções ecológicas, como dispersão de sementes e o repovoamento de ecossistemas”, afirmou.

Tráfico de fauna: uma ameaça persistente à biodiversidade

O tráfico de animais silvestres é uma das atividades ilícitas mais rentáveis do mundo e uma das principais ameaças à biodiversidade. Estima-se que, no Brasil, cerca de 38 milhões de animais sejam retirados da natureza anualmente, sendo que aproximadamente 4 milhões são comercializados ilegalmente. Além dos impactos ecológicos, esse crime gera consequências sociais e econômicas, exigindo uma resposta contínua e coordenada do poder público.

Com a Operação Silvestres II, o Governo de Minas reafirma seu compromisso com a proteção da vida silvestre e o combate aos crimes ambientais. Mais do que reprimir, a iniciativa também tem o papel de conscientizar a população sobre os danos causados pelo tráfico de fauna e a importância de preservar os animais no seu habitat natural.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo de Minas amplia serviços de trânsito digitais no MG App e no Portal MG

O Governo de Minas ampliou a disponibilidade de serviços de trânsito digital no MG App…

23 horas ago

Rodoviária do Plano Piloto recebe espaço exclusivo para inscrições do Casamento Comunitário 2026

Quem passa pela plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, no coração de Brasília, agora…

3 dias ago

Força-tarefa orienta população para evitar golpes envolvendo o IPVA

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), a…

3 dias ago

Serviço de certidão de nascimento gratuita já beneficiou mais de 500 mil crianças em Minas

O pequeno Luca saiu da Maternidade Odete Valadares (MOV), em Belo Horizonte, de braços dados…

3 dias ago

Carreta de Mamografia oferece 700 exames gratuitos para mulheres atendidas pelo SUS; saiba como agendar

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre os dias 29 de janeiro…

4 dias ago

Saiba como evitar golpes na conta de luz e entenda as mudanças na fatura da Cemig

Você deve ter percebido que, desde o início de janeiro, a sua conta de energia…

4 dias ago