Destaques MG

Defesa Civil passa a atuar no Emergência MG e fortalece a proteção da população durante período de chuvas

Os alertas via SMS emitidos pela Defesa Civil de Minas Gerais têm se consolidado como uma ferramenta fundamental de prevenção e proteção da população, especialmente durante o período chuvoso. Entre 1/10 de 2025 e 8/1 de 2026, foram enviados 1.642 alertas à população mineira, com orientações preventivas baseadas no monitoramento contínuo de condições meteorológicas, hidrológicas e geológicas, priorizando áreas mais suscetíveis a eventos extremos.

Esse reforço na comunicação integra um conjunto de ações estratégicas do Governo de Minas e ganha ainda mais força com a integração da Defesa Civil à plataforma Emergência MG, ocorrida em 16/12. A partir dessa atualização, a população passou a contar, em um único ambiente digital, com os serviços da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e, agora, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), melhorando a capacidade de resposta das forças de segurança a situações de risco.

A plataforma Emergência MG, lançada em março de 2025, permite o registro de ocorrências, a solicitação de vistorias e o acesso direto a Defesa Civil, funcionando como um importante canal de suporte durante o período de chuvas. Já na primeira semana de integração da Cedec ao sistema, foram registrados 165 atendimentos por chat de emergência, demonstrando a adesão da população ao serviço.

Durante o período chuvoso, a ferramenta tem impacto ainda maior, pois possibilita que cidadãos informem, de forma imediata, situações como alagamentos, deslizamentos, danos estruturais e riscos iminentes, contribuindo para o direcionamento mais ágil e adequado das equipes de atendimento. Além dos alertas preventivos via SMS, a Defesa Civil intensificou o uso do Defesa Civil Alerta, com a emissão de 64 comunicados emergenciais, acionados exclusivamente em casos de risco iminente ou quando o evento já está em curso.

“O Emergência MG é uma importante ferramenta que fortalece a prevenção, permitindo que situações de risco sejam comunicadas de forma imediata e eficiente. Além disso, tem o papel de orientar a população e contribuir para a proteção de vidas durante o período chuvoso. É tecnologia a serviço da segurança e do cuidado com os mineiros”, afirma o vice-governador Mateus Simões.

Mantida pela Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge), a plataforma Emergência MG pode ser acessada pelo site oficial, pelo MG App e pelo Telegram, consolidando-se como uma solução tecnológica estratégica para ampliar a prevenção, a comunicação e a segurança da população mineira, especialmente nos meses de maior vulnerabilidade climática.

Igor Soares, analista administrativo da Defesa Civil, disse que durante o período chuvoso, o recurso tem um impacto ainda maior, pois possibilita que a população informe imediatamente situações de risco, como alagamentos, deslizamentos e danos estruturais. “Essas informações ajudam a direcionar o atendimento mais adequado para cada ocorrência e a orientar o cidadão sobre qual órgão acionar, tornando a resposta mais eficiente”, explicou.

Segundo o gerente da Prodemge de Serviços da Cidade Administrativa, Márcio Faul, a integração da Defesa Civil amplia a capacidade de resposta e coordenação integrada da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) com as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, e, agora, com a Defesa Civil.

Para o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, a tecnologia ajuda a agilizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a melhoria das condições de atendimento à população. “A disponibilidade de informações mais precisas impacta diretamente na resposta de atendimento”, disse.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Hemocentro de Brasília amplia carteirinhas para atender a mais de mil pacientes com doença falciforme no DF

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em parceria com a Associação Brasiliense de Pessoas com…

47 minutos ago

Teleconsulta pediátrica chega ao DF e marca inauguração do Complexo de Telessaúde

A saúde pública do Distrito Federal avança na modernização do cuidado infantil. Pela primeira vez,…

1 hora ago

Lote Rodoviário Noroeste beneficiará Bonfinópolis de Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias…

2 horas ago

Plataforma agiliza apoio federal às cidades e estados em situações de emergência

Quando um desastre natural atinge uma cidade, cada minuto conta para salvar vidas e reconstruir…

4 dias ago

GDF lança Rota do Cicloturismo e miniguia para pedalar por Brasília

No dia em que a Lei nº 7.403/2024, conhecida como Lei do Cicloturismo do Distrito…

4 dias ago

Concurso da Saúde MG 2026 abre 380 vagas em todo o estado

O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e Planejamento…

4 dias ago