Destaques MG

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos podem se inscrever em cursos gratuitos de qualificação profissional

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. A iniciativa é do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), Campus Pouso Alegre, em parceria com o Programa Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT).

As formações são na modalidade a distância (EaD) e visam ampliar o acesso à qualificação profissional, promovendo inclusão, desenvolvimento de competências e melhores oportunidades no mundo do trabalho. Podem participar estudantes regularmente matriculados na EJA, em qualquer uma das séries do ensino médio.

“Essa é uma excelente oportunidade para quem está concluindo os estudos já sair com uma formação profissional e mais preparo para o mercado de trabalho”, destaca a diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Vanessa Nicoletti.

Sobre os cursos e inscrições

Três cursos estão sendo ofertados: Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Assistente de Controle da Qualidade e Recepcionista em Serviços de Saúde. Todos têm carga horária de 240 horas, são realizados 100% online, por meio da plataforma Moodle, e acontecerão entre agosto e dezembro de 2025.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 6/8. A seleção será feita por ordem de inscrição, respeitando o número de vagas disponíveis para cada curso. A lista de classificados será divulgada no dia 8/8, a partir das 16h.

Para efetivar a matrícula, os estudantes selecionados precisarão comprovar vínculo com a EJA e apresentar a documentação exigida no edital, como histórico escolar ou declaração de matrícula no ensino médio.

Mais informações sobre os cursos, critérios para certificação e o link de inscrição estão disponíveis no Edital nº 43/2025, disponível neste link.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Marcha Nacional em Defesa dos Serviços Públicos reforça unidade contra a nova Reforma Administrativa

Da redação A Marcha Nacional em Defesa dos Serviços Públicos é uma iniciativa coletiva que…

1 dia ago

Campanha Alerta Lilás, do MPMG, ganha Grupo Sabin como novo parceiro na prevenção ao feminicídio

A campanha “Alerta Lilás: a saúde da mulher como prevenção ao feminicídio”, do Ministério Público…

4 dias ago

Diagnóstico precoce e tratamento oportuno do câncer de mama garantem melhores resultados

Quando recebeu a notícia de que estava grávida do segundo filho, Matteo, a cuidadora de…

4 dias ago

DER-MG abre licitação para construção de três pontes na MG-202 entre Pintópolis e Urucuia

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) abriu licitação para a construção…

4 dias ago

Feijão mineiro: medida sanitária protege lavouras e impulsiona a economia do setor em Minas

Da lavoura ao prato, o feijão é uma das maiores riquezas de Minas Gerais, sustentando…

4 dias ago

Pedir CPF na nota fiscal ao abastecer pode render prêmio de R$ 50 mil e ajudar a combater fraudes nos postos

Em Minas Gerais, abastecer o carro pode render prêmio em dinheiro e ainda ajudar a…

4 dias ago