Destaques MG

Governo de Minas alerta para atuação de ciclone extratropical no estado

O Governo de Minas, por meio da Defesa Civil Estadual, alerta para a atuação de um ciclone extratropical que influencia o tempo no estado. Formado na noite de segunda-feira (8/12), no Sul do Brasil, o ciclone provocou tempestades acompanhadas de fortes rajadas de vento e acumulados significativos de precipitação. Embora a tendência seja de que o sistema se afaste em direção ao oceano a partir desta quinta-feira (11/12), os efeitos ainda serão sentidos.

Nesta quarta-feira (10/12), a instabilidade permanece intensa. O Sul e o Sudoeste do estado estão entre as áreas mais afetadas, com previsão de rajadas superiores a 120 quilômetros/hora. Nas demais regiões, os ventos podem ultrapassar 70 quilômetros/hora. As chuvas atingem todo o território mineiro, com maiores volumes previstos para o Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Noroeste, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste de Minas, Central Mineira e Vale do Rio Doce. Há ainda possibilidade pontual de queda de granizo. Nas outras áreas, as precipitações ocorrem de forma mais isolada ao longo do dia.

De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Rezende, o Comitê Gestor de Medidas de Prevenção e Enfrentamento das Consequências do Período Chuvoso segue em condições de atuação imediata, com foco na proteção e resposta.

Instituído pelo Decreto Estadual nº 15/2022, em consonância com a Lei Federal nº 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso de Minas Gerais (2025-2031), o Comitê conta a participação ampla de todas as secretarias de estado e demais parceiros, além de representantes do terceiro setor.

Confira as recomendações da Defesa Civil

Evite se abrigar debaixo de árvores durante as tempestades, devido ao risco de descargas elétricas e queda de galhos;Não estacione veículos próximos a torres de transmissão, placas, outdoors ou árvores;
Recolha objetos soltos em áreas externas que possam ser arremessados pelos ventos;
Evite atravessar áreas alagadas ou com enxurradas, mesmo com o veículo, devido ao risco de arrastamento;
Redobre a atenção em encostas e áreas de risco de deslizamento durante chuvas intensas;
Mantenha-se atento às atualizações meteorológicas e às orientações da Defesa Civil;
Em caso de emergências, acione 199.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Rodoviária do Plano Piloto recebe espaço exclusivo para inscrições do Casamento Comunitário 2026

Quem passa pela plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, no coração de Brasília, agora…

21 horas ago

Força-tarefa orienta população para evitar golpes envolvendo o IPVA

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), a…

21 horas ago

Serviço de certidão de nascimento gratuita já beneficiou mais de 500 mil crianças em Minas

O pequeno Luca saiu da Maternidade Odete Valadares (MOV), em Belo Horizonte, de braços dados…

21 horas ago

Carreta de Mamografia oferece 700 exames gratuitos para mulheres atendidas pelo SUS; saiba como agendar

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre os dias 29 de janeiro…

2 dias ago

Saiba como evitar golpes na conta de luz e entenda as mudanças na fatura da Cemig

Você deve ter percebido que, desde o início de janeiro, a sua conta de energia…

2 dias ago

INSS não deixará de pagar aposentadoria a quem não tem nova identidade

As redes sociais foram inundadas nesta segunda-feira (26) com notícias falsas de que o Instituto…

3 dias ago