Cristiano Machado / Imprensa MG
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), ampliou o prazo de credenciamento de instituições interessadas em participar da 6ª edição do Trilhas de Futuro, maior projeto de educação profissional do estado. As instituições de ensino têm agora até o dia 1/7 para enviar suas propostas.
Podem se credenciar instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, aptas a ofertar cursos técnicos gratuitos de nível médio. Nesta edição, está prevista a abertura inicial de 50 mil novas vagas, ampliando o acesso à formação profissional de qualidade em todas as regiões de Minas Gerais.
Para participar, é necessário preencher o formulário disponível no site do Trilhas de Futuro. E para concluir a etapa, a instituição deve peticionar o credenciamento por meio eletrônico, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MG), junto à proposta de cursos presenciais e à documentação exigida no edital.
“Se a sua instituição oferta cursos técnicos presenciais e está alinhada à lista de cursos prioritários disponível no nosso site, basta preencher o formulário e em seguida fazer o envio da documentação pelo SEI/MG. Esse passo é essencial para concluir o credenciamento”, explica a secretária de Estado Adjunta de Educação, Fernanda Neves.
Critérios e resultado
O edital com todas as regras e orientações foi publicado no dia 29/5 e está disponível neste link. O credenciamento não garante a contratação automática: a seleção das instituições depende da análise da documentação e da escolha dos estudantes no momento da inscrição, prevista para setembro.
O resultado será divulgado pelo SEI/MG, e a homologação final será publicada no Diário Oficial Eletrônico de Minas Gerais. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: sb.credenciamento.trilhasdefuturo@educacao.mg.gov.br.
Cursos prioritários
Em março, o Governo de Minas publicou a lista de cursos técnicos priorizados para esta edição, com base na demanda regional e no alinhamento ao mercado de trabalho. O documento indica os pares de municípios e cursos sugeridos para a oferta e pode ser consultado neste link.
“Contamos com a adesão de novas instituições para ampliar a capilaridade do projeto e garantir que mais estudantes tenham acesso a uma formação de qualidade, conectada com as demandas do mercado de trabalho,” finaliza Fernanda.
Sobre o Trilhas de Futuro
Lançado em 2021, o Trilhas de Futuro é o maior projeto de qualificação técnica já realizado pelo Governo de Minas. A iniciativa oferece cursos gratuitos em instituições credenciadas, com foco em estudantes do ensino médio e egressos da rede pública. Até o momento, o projeto já formou mais de 79 mil profissionais e tem atualmente mais de 93 mil alunos em formação.
Em um cenário de crescentes desafios relacionados ao bem-estar mental, o Distrito Federal passa a…
Reunindo 11 faixas inéditas extraídas de seu vasto acervo pessoal, o álbum Vander Lee, Voz…
A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas…
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) rejeitou argumentos e alegações das defesas e…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às…
Para ampliar a cobertura vacinal e evitar o retorno de doenças graves no Distrito Federal,…