Victor Fagundes / Sede-MG
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG), lança o Simplifique – Minas Livre Para Crescer, um canal exclusivo de atendimento para que o setor produtivo mineiro possa contribuir diretamente para que o ambiente de negócios seja mais favorável para quem quer empreender, crescer e prosperar em Minas.
O novo canal é destinado a empresários, produtores rurais, consumidores, entidades empresariais, cidadãos e demais interessados que queiram sugerir mudanças nos procedimentos e processos dos órgãos e entidades públicas estaduais, visando a otimização e a simplificação dos serviços prestados pelo Estado.
“O esforço conjunto entre o Governo de Minas, por meio da Sede-MG, de outras secretarias e de parceiros do sistema de desenvolvimento econômico do Estado, têm tornado menos burocrático o processo para empreender em Minas Gerais e traz inúmeros resultados para quem quer crescer e prosperar em Minas”, ressalta a secretária da Sede-MG, Mila Corrêa da Costa.
O registro de demandas deve ser feito no site da OGE/MG, na aba do canal Simplifique.
“O canal fortalece o diálogo entre o governo e quem faz a economia girar. É uma ferramenta essencial para ouvir empresários, produtores e cidadãos, promovendo melhorias reais e mais agilidade no ambiente de negócios em Minas Gerais”, afirmou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.
Classificação e análise das demandas
A ferramenta foi idealizada no âmbito do programa Minas Livre para Crescer (MLPC), que tem como uma de suas frentes de trabalho o recebimento de proposições que visam solucionar obstáculos que dificultam o pleno desenvolvimento dos negócios no estado.
As demandas recebidas serão divididas em duas temáticas, sendo a primeira para as proposições que estão relacionadas à criação, alteração e revogação de atos normativos como decretos, resoluções e outras normas.
Já a segunda, aberta para sugestões de uniformização de entendimento, que versa sobre decisões administrativas conflitantes relacionadas a atos de liberação de atividade econômica ou à fiscalização.
Ao receber as manifestações, as propostas serão analisadas e encaminhadas ao órgão estadual responsável, que seguirá o fluxo de trabalho com prazos e padrões de resposta definidos pelo Novo Decreto de Liberdade Econômica de nº 49.013, de 3/4/2025.
Desde 2019, mais de 80% das demandas recebidas no âmbito do Minas Livre Para Crescer foram convertidas em melhorias para o setor produtivo.
Demandas convertidas em melhorias
Para a efetivação dessas melhorias, diversos órgãos e secretarias estaduais foram mobilizados, beneficiando diversos setores mineiros. Um exemplo é a indústria moveleira que, desde outubro de 2024, passou a poder transformar resíduos de MDF/MDP em combustível alternativo. O material, antes descartado, já pode ser reutilizado ou comercializado, promovendo sustentabilidade e competitividade.
Em outra proposição, empresas de Estampagem de Placas de Identificação Veicular (EPIVs) ficaram dispensadas de apresentar licença ou alvará de funcionamento para realizar o credenciamento em municípios que classificam a atividade como de baixo risco.
Com foco em facilitar e ampliar o acesso dos homens a ações de promoção da…
Estão abertas as inscrições para o Pró-Jovem Digital, programa de capacitação de jovens em empreendedorismo…
O Governo de Minas divulgou, nesta quinta-feira (17/7), o calendário anual de exigência do Certificado…
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos…
Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vem…
Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a estudantes da Educação…