O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), inicia uma nova fase na educação profissional no estado. Integrando o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) à formação técnica, o Trilhas de Futuro nas Escolas promove uma educação completa e conectada às demandas do mercado de trabalho.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Minas Gerais, a iniciativa beneficiará, em 2025, 9,6 mil estudantes de 155 escolas estaduais, distribuídas em 37 municípios.
Com um investimento de R$ 170 milhões, a iniciativa permite que os estudantes concluam o ensino médio e um curso técnico simultaneamente, ampliando as oportunidades acadêmicas e profissionais, como demonstra o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus.
“Esse projeto foi pensado para preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho e para dar continuidade aos estudos no ensino superior. Com uma formação de excelência, o emprego de qualidade também chega, e é isso que queremos para todos os mineiros”, afirma Professor Mateus.
Para a coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho, o modelo é um diferencial para os jovens tanto na sua trajetória acadêmica quanto profissional.
“Os cursos técnicos oferecidos pelo programa são estratégicos para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, além de apresentarem um alto potencial de empregabilidade para os jovens. Com essa formação, ao concluírem o ensino médio, os estudantes já terão também uma profissão para que ingressem no mercado de trabalho”, afirma Andréa.
Público-alvo e inscrições
O programa é destinado a estudantes que iniciarão, em 2025, o 1º ano do ensino médio em escolas de EMTI. As inscrições deverão ser feitas por meio do Cadastro Escolar 2025, disponível neste link. Os interessados que ainda não garantiram suas vagas terão uma nova oportunidade com a abertura das vagas remanescentes, entre os dias 21/1 e 5/2. Para consultar as escolas e cursos, clique aqui.
Qualificação técnica
O Trilhas de Futuro nas Escolas oferece nove cursos de alta complexidade, promovendo a integração curricular durante os três anos do ensino médio, envolvendo formação geral básica, formação técnica específica e o projeto de vida dos estudantes.
Os cursos abrangem áreas estratégicas como Automação Industrial, Biocombustíveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem, todas essenciais para o crescimento econômico de Minas Gerais. Para mais detalhes acesse a Cartilha de Cursos.
Aquiles de Sá, de 15 anos, está entusiasmado para cursar Automação Industrial na Escola Estadual Cristiano Machado, em Belo Horizonte. Para ele, essa é uma oportunidade de unir o ensino médio à formação técnica.
“Fazer um curso de automação industrial é uma ótima escolha para quem quer estar atualizado com as novas tecnologias e aumentar as chances no mercado de trabalho”, afirma Aquiles de Sá.
Parceria com o Senai
Uma das principais características do Trilhas de Futuro nas Escolas é a integração entre as escolas estaduais e as instituições técnicas contratadas pela SEE/MG. Em 2025, o Senai/MG, reconhecido por sua excelência em educação profissional, será responsável pela formação técnica.
As escolas estaduais serão responsáveis pelas aulas da Formação Geral Básica (FGB), enquanto o Senai assumirá a parte técnica, que inclui as atividades práticas a serem realizadas em seus laboratórios modernos.
Segundo o gerente de Educação e Tecnologia do Senai Minas, Ricardo Aloysio e Silva, nos últimos quatro anos a instituição investiu cerca de R$ 190 milhões no estado, em máquinas, equipamentos e tecnologias, refletindo o compromisso com a formação prática e de qualidade.
“Vamos oferecer aos alunos o que temos de melhor nos laboratórios. Junto a isso, oferecemos também uma metodologia própria, desenvolvida durante 30 anos, onde conseguimos maximizar esse aprendizado dos equipamentos, trazendo para a vida real dos alunos. Nossas disciplinas e práticas foram construídas em alinhamento com as indústrias”, pontua.
O Senai também será responsável por aspectos logísticos importantes, como transporte e alimentação dos estudantes durante as atividades práticas. Essa estrutura integrada facilita o acesso ao programa e garante que os participantes recebam uma formação de alta qualidade, alinhada às demandas do setor produtivo.
Os investimentos do Governo e Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de…
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) informa que os…
O Distrito Federal começou janeiro de 2025 com redução de 97,5% nos casos de dengue,…
O Governo de Minas lançou, nesta quarta-feira (15/1), o Proteja Minas, um novo programa voltado…
Após chuvas intensas em Bonfinópolis de Minas Gerais, na última quarta-feira (08/01), a ponte sobre…
O Governo de Minas apresentou, nesta quarta-feira (15/1), em Belo Horizonte, novas ações emergenciais preparadas…