Saúde

Inscrições para o Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde seguem abertas até 30/1 

As inscrições para o Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde seguem abertas até o dia 30/1. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tem como objetivo reconhecer e divulgar as iniciativas promovidas pelos municípios mineiros e que impactam positivamente na prestação de serviços à população, de modo a fortalecer essas ações e inspirar outras localidades.

O Observatório da APS vai valorizar os profissionais que fazem diferença na saúde pública e incentivar a troca de experiências e de soluções criativas.

A subsecretária de Redes de Atenção à Saúde, Camila Castro, reforça que o Projeto foi desenvolvido para permitir que as iniciativas locais sejam fontes de aprendizado para todo o estado e para valorizar as ações executadas que proporcionam melhorias nos processos e no atendimento da população.

“Os gestores municipais devem aproveitar essa excelente oportunidade de dar visibilidade às práticas que já são executadas nos territórios. O Observatório abarca temas como qualificação de infraestrutura, gestão dos processos de trabalho e vão servir de exemplo para outros municípios”, explica.

As inscrições devem ser feitas por meio deste link. Cada profissional da Atenção Primária pode fazer uma única inscrição e cada município pode fazer até quatro inscrições, sendo uma por eixo.

Os quatro eixos principais do edital são: qualificação de processos de trabalho e gestão participativa, promoção da saúde e políticas de equidade, cuidado integral e ciclos de vida, além de outras ações que abrangem toda a atenção primária. Os trabalhos inscritos ficarão disponíveis em uma plataforma on-line.

“As práticas selecionadas serão apresentadas durante o evento Conexão Minas-Saúde, que será realizado em abril, e as iniciativas terão protagonismo no site e redes sociais da SES-MG, com o intuito de incentivar outros projetos que tragam benefícios reais para a saúde dos mineiros”, detalha Camila Castro.

 Análise dos projetos  

Entre os requisitos de avaliação estão clareza e coerência, com apresentações que evidenciem as mudanças positivas na organização dos serviços. Além disso, as iniciativas devem trazer abordagens inovadoras, com potencial para transformar as práticas nos territórios. Outro ponto avaliado serão as ações que podem ser realizadas de forma contínua nos municípios e que possam ser implementadas em outros contextos municipais ou serviços.

O regulamento do Observatório estabelece que cada experiência será avaliada uma única vez. Em casos de duplicidade de envio, apenas o primeiro será considerado. Propostas encaminhadas por e-mail ou por qualquer outro meio que não seja a plataforma oficial serão automaticamente desconsideradas.

O edital completo e a cartilha com orientações e informações sobre o projeto podem ser acessadas aqui.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG orienta promotores de Justiça a atuarem preventivamente contra depredação de bens históricos no Carnaval

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça…

2 horas ago

Saiu o edital do Concurso Câmara Brasilândia de Minas (MG)! Salário de até R$ 4,2 mil

Foi publicado o novo edital do Concurso da Câmara Municipal de Brasilândia de Minas, trazendo…

6 horas ago

Hemocentro de Brasília amplia carteirinhas para atender a mais de mil pacientes com doença falciforme no DF

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em parceria com a Associação Brasiliense de Pessoas com…

8 horas ago

Teleconsulta pediátrica chega ao DF e marca inauguração do Complexo de Telessaúde

A saúde pública do Distrito Federal avança na modernização do cuidado infantil. Pela primeira vez,…

8 horas ago

Defesa Civil passa a atuar no Emergência MG e fortalece a proteção da população durante período de chuvas

Os alertas via SMS emitidos pela Defesa Civil de Minas Gerais têm se consolidado como…

9 horas ago

Lote Rodoviário Noroeste beneficiará Bonfinópolis de Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias…

9 horas ago