Destaques MG

Meio Ambiente intensifica fiscalização de recursos hídricos no Triângulo e no Noroeste de Minas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) realizou, no mês de agosto, uma operação de fiscalização conjunta nas regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, com foco na regularização do uso dos recursos hídricos.

A operação, batizada “Conflito”, inspecionou 24 propriedades rurais na região do Alto Paranaíba, onde a pressão sobre os mananciais é historicamente intensa devido à forte atividade agropecuária.

Dos 24 locais fiscalizados, 13 apresentaram irregularidades ambientais, principalmente ligadas ao uso da água sem outorga, captação em desacordo com as licenças, falta de medidores de vazão, e restrição ao uso múltiplo dos recursos hídricos por usuários à jusante. Também foram identificadas infrações por supressão de vegetação nativa sem autorização e poluição ambiental.

O valor total das multas preliminares já ultrapassa R$ 700 mil, podendo aumentar à medida que novos documentos sejam analisados.

Estiagem potencializa problema

A ação acontece em meio ao período de estiagem, quando as reclamações por escassez de água se intensificam, o que faz do momento uma oportunidade estratégica, segundo Mark Andrew, coordenador de Fiscalização e Gestão de Denúncias da Unidade Regional da Semad no Triângulo Mineiro.

“A iniciativa ganha ainda mais relevância neste período de seca. Ao unir esforços das regionais Triângulo e Noroeste, conseguimos fortalecer a atividade fiscalizatória, identificar infrações e promover o uso sustentável dos recursos hídricos, contribuindo para a segurança hídrica das comunidades”, diz Mark Andrew.

O chefe da Unidade Regional Noroeste da Semad, Sérgio Nascimento explica que o Alto Paranaíba é uma região de forte vocação agrícola, com destaque para os cultivos irrigados de batata, café e milho, que exigem grande volume de água, característica que contribui diretamente para os conflitos pelo uso da água.

“Em diversas bacias da região, há mais demanda por água do que a disponibilidade hídrica. Por isso, a fiscalização é essencial para garantir que o uso ocorra de forma legal, racional e sustentável, principalmente no setor agropecuário, que é o maior consumidor”, afirma Nascimento.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Reclamações sobre associações de aposentados passam a ser monitoradas

As reclamações de aposentados e pensionistas sobre instituições financeiras e associações conveniadas ao Instituto Nacional…

5 horas ago

Ampliado até 3/9 o prazo de inscrição para especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais…

5 horas ago

Projeto Rejunte é com Elas já qualificou mais de 100 mulheres e inicia nova turma no Itapoã

Se lugar de mulher é onde ela quiser, o canteiro de obras também pode ser.…

5 horas ago

Minas Gerais consolida protagonismo nacional com novo Programa Produtor de Água

Minas Gerais deu um importante passo rumo ao fortalecimento das políticas públicas de conservação de…

2 dias ago

Associação Natividade promove capacitação para gestores municipais do esporte em lançamento de Inventário Esportivo de Paracatu

Na próxima semana, dia 27 de agosto, a Associação Natividade realiza em Paracatu uma tarde…

4 dias ago

Capacitação em prevenção de acidentes em escolas oferece 5 mil vagas para servidores da rede estadual

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Corpo…

4 dias ago