Destaques MG

Minas aprimora regulação para agilizar transferências e busca de leitos no SUS

Minas Gerais tem avançado no uso de tecnologia para tornar a regulação do acesso aos serviços de urgência e emergência mais ágil e eficiente. Desde 2022, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem revisando e aprimorando seus processos e firmou parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN) para desenvolver a plataforma Regulação 4.0.

A ferramenta vai permitir o uso da inteligência artificial, integração de dados em tempo real, capacidade de interação e comunicação com outros sistemas e maior transparência nas informações.

“Há três anos estamos investindo em diagnóstico e novo modelo de regulação, e buscamos experiências em outros estados até achar um ideal, que será a Regulação 4.0. Com essa plataforma vamos padronizar protocolos, teremos mais médicos reguladores e especialistas trabalhando para uma tomada de decisão mais rápida”, explica o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

“O novo sistema utiliza a inteligência artificial para dar mais celeridade aos filtros e cruzamento de dados, otimizando a busca do leito com o recurso necessário ao atendimento do paciente. Nossa expectativa é de reduzir o tempo de espera pelas transferências hospitalares e, com isso, salvar mais vidas”, destaca o secretário.

O desenvolvimento da Regulação 4.0 começou diante do aumento das solicitações de internação e da necessidade de uma ferramenta mais moderna e robusta. Atualmente, o projeto está na fase de levantamento de requisitos técnicos e, quando implantado, vai beneficiar a população dos 853 municípios mineiros.

O projeto também prevê a criação de um Complexo Estadual de Regulação, sediado em Belo Horizonte, com interlocução regional por meio das Superintendências e Gerências Regionais de Saúde. O formato busca fortalecer o apoio técnico local e padronizar a gestão em todo o estado.

Regulação em Minas

Atualmente, o acesso dos usuários a internações e procedimentos de urgência e emergência na média e alta complexidade hospitalar em cada macrorregião de saúde do estado é viabilizado por meio de 13 Centrais Regionais de Regulação Assistencial.

Desde 2006, essas centrais utilizam o sistema SUSFácilMG para controlar a disponibilidade de vagas nos hospitais, atualizar o estado clínico dos pacientes e buscar o leito com a necessidade específica do usuário em todos os prestadores de serviços do SUS daquela região.

O subsecretário de Acesso a Serviços de Saúde da SES-MG, Renan Guimarães, ressalta que a organização da assistência em Minas é guiada pela tipologia hospitalar, um modelo que define o papel de cada hospital na rede, garantindo atendimento hierarquizado e regionalizado.

“As Centrais Regionais de Regulação são operadas por médicos reguladores que observam as informações dos pacientes e definem o melhor destino assistencial naquele território. Somente no ano passado, mais de 1,1 milhão de pacientes foram regulados pelo sistema atual”, pontua.

De acordo com a análise dos números de 2024, o subgrupo Tratamentos Clínicos, que engloba as condições de saúde não cirúrgicas, liderou a demanda de regulações, com 541.339 solicitações na área de Clínica Médica e Pediátrica.

Em segundo lugar, a Cirurgia do Sistema Osteomuscular (Ortopedia) registrou 102.396 solicitações, confirmando uma significativa demanda para acesso aos serviços de trauma e ortopedia.

“O sistema está sendo remodelado para que os municípios mineiros possam ter mais acesso à regulação, não só de urgência, mas também para regulação eletiva, ambulatorial e hospitalar. Para a SES-MG, é importante desenvolver estratégias para que o paciente seja direcionado ao lugar certo, em tempo oportuno e garantir um cuidado de qualidade ao cidadão”, conclui o subsecretário.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Curso de prevenção à violência doméstica voltado para a iniciativa privada oferece mil vagas

Com foco na prevenção à violência contra a mulher, a Secretaria de Segurança Pública do…

3 dias ago

Férias escolares são chance de colocar a vacinação das crianças em dia

O período de férias escolares é uma oportunidade para que pais e responsáveis atualizem o…

3 dias ago

Inscrições para o Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde seguem abertas até 30/1 

As inscrições para o Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde seguem abertas até o…

4 dias ago

MPMG orienta promotores de Justiça a atuarem preventivamente contra depredação de bens históricos no Carnaval

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça…

4 dias ago

Saiu o edital do Concurso Câmara Brasilândia de Minas (MG)! Salário de até R$ 4,2 mil

Foi publicado o novo edital do Concurso da Câmara Municipal de Brasilândia de Minas, trazendo…

5 dias ago

Hemocentro de Brasília amplia carteirinhas para atender a mais de mil pacientes com doença falciforme no DF

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em parceria com a Associação Brasiliense de Pessoas com…

5 dias ago