Destaques MG

MPMG disponibiliza livro sobre segurança nas escolas para acesso público

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) disponibilizou para acesso público o livro digital “Sementes para uma escola acolhedora e segura”. O volume é uma atualização do conteúdo lançado pela primeira vez em 2005, que já tinha sido reeditado e ampliado em 2016.

A terceira edição mantém o conteúdo das versões anteriores e amplia os temas relacionados à solução de conflitos, rede intersetorial de proteção escolar, convivência democrática e prevenção à violência, entre outros. A ampliação do conteúdo visa se adequar à conjuntura atual em que o enfrentamento à violência contra as escolas tem sido uma demanda crescente e um reflexo do seu aumento na sociedade.

Voltado a toda a comunidade escolar (professores, funcionários, pais, estudantes, vizinhos e parceiros), o conteúdo é de fácil leitura e oferece um leque de opções que pode ser adotado a partir do diálogo e da sensibilização dos envolvidos. São oito capítulos breves que perpassam os direitos de cidadania de crianças e adolescentes e as formas de encarar e solucionar conflitos por meio da justiça restaurativa.

Ao fim, a obra traz um conjunto de perguntas e respostas envolvendo assuntos com punições, direitos, instituições públicas de apoio, funções da polícia e procedimentos em casos extremos.

Clique no link para acessar a obra.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

DF recebe mais de 9 mil vacinas contra bronquiolite para gestantes

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta terça-feira (2), 9.465 doses da…

18 horas ago

Governo de Minas publica calendário de feriados e pontos facultativos para repartições públicas estaduais em 2026

O Governo de Minas publicou, nesta terça-feira (2/12), no Diário Oficial, o calendário oficial de…

19 horas ago

Começam as inscrições para novo concurso da Polícia Penal de Minas Gerais, com 1.178 vagas

Foram abertas nesta segunda-feira (2/12) e vão até as 14h de 22/12 as inscrições para…

19 horas ago

Parcerias do GDF com órgãos de controle aprimoram fiscalização de benefícios sociais

As parcerias da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) com os órgãos de controle do Distrito…

1 dia ago

Retomado concurso público para vagas de nível superior e médio da Caesb

Na edição desta segunda-feira (1º) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Caesb publicou…

2 dias ago

Estado oficializa adesão ao Programa Primeira Infância no Suas e amplia atendimento às famílias

O Governo de Minas oficializou, nesta segunda-feira (1/12), a adesão estadual ao Programa Primeira Infância…

2 dias ago