Destaques MG

Primeiro manual de combate a incêndios em canaviais do país é lançado na sede do MPMG em Uberaba

Foi lançado na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o “Manual de Combate a Incêndios em Canaviais”, uma obra inédita que reúne, pela primeira vez no país, as melhores práticas e diretrizes para a prevenção e combate a incêndios em áreas canavieiras. A tiragem inicial foi de 800 exemplares impressos, distribuídos gratuitamente aos agentes e profissionais envolvidos no combate ao fogo, além da versão digital online disponível em formato eBook para ampliar ainda mais seu alcance.

A elaboração do manual contou com apoio do MPMG, Siamig Bioenergia e Instituto Mineiro de Preservação Ambiental Rural (Impar). A obra é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que demonstra como a articulação entre instituições públicas e o setor produtivo pode gerar respostas concretas e ágeis para problemas socioambientais urgentes.

Escrito pelos veteranos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Anderson Passos e tenente Ronaldo Lopes, o manual oferece um conteúdo técnico, ao mesmo tempo em que é acessível a profissionais de diferentes níveis. Passos e Lopes uniram décadas de experiência prática e formação acadêmica de excelência para elaborar um guia completo e confiável, que já nasce como referência para gestores, brigadistas e demais envolvidos na resposta a incêndios em canaviais.

“O melhor combate ao incêndio é a prevenção, e ela precisa ser feita com ciência de ponta a ponta. Este manual é um reflexo direto disso. É muito gratificante ver o nível de maturidade que conseguimos desenvolver na região ao tratar, de forma conjunta com o setor sucroenergético e a comunidade, medidas alinhadas de proteção ao patrimônio, à saúde e ao meio ambiente”, destaca o promotor de Justiça Carlos Valera, que escreveu o prefácio da obra.

Anderson Passos e Ronaldo Lopes, ressaltam que “é o primeiro manual do país inteiramente voltado para o combate a incêndios em canaviais, uma atividade carente de orientações técnicas padronizadas e específicas. Sua publicação é um avanço significativo na inovação das práticas de proteção ambiental, reunindo experiências de campo, ciência aplicada e estratégias modernas em uma abordagem pioneira”.

Ao consolidar conhecimentos que antes estavam dispersos ou restritos a grupos especializados, o manual se firma como uma ferramenta de referência nacional, abrindo caminho para que outras regiões repliquem esse modelo de atuação estratégica, preventiva e eficaz.

Abordando desde a biologia da cana-de-açúcar, características dos combustíveis e topografia, até os protocolos operacionais, táticas de combate, segurança das equipes e orientações pós-incêndio, o manual destaca a importância do planejamento preventivo e do uso da ciência como pilar da proteção ambiental.

Segundo os autores, a obra, lançada no dia 11 deste mês, evidencia que o verdadeiro enfrentamento ao fogo começa muito antes das chamas, por meio do planejamento contínuo e da capacitação técnica de quem atua na linha de frente. Com linguagem clara e embasamento técnico sólido, o manual se consolida como um instrumento fundamental para mitigar os efeitos dos incêndios e proteger vidas, lavouras e ecossistemas.

Acesse aqui as versões eletrônicas do manual
Clique para acessar o e-book
Clique para acessar a versão on-line

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas aprimora regulação para agilizar transferências e busca de leitos no SUS

Minas Gerais tem avançado no uso de tecnologia para tornar a regulação do acesso aos…

2 dias ago

Marcha Nacional em Defesa dos Serviços Públicos reforça unidade contra a nova Reforma Administrativa

Da redação A Marcha Nacional em Defesa dos Serviços Públicos é uma iniciativa coletiva que…

4 dias ago

Campanha Alerta Lilás, do MPMG, ganha Grupo Sabin como novo parceiro na prevenção ao feminicídio

A campanha “Alerta Lilás: a saúde da mulher como prevenção ao feminicídio”, do Ministério Público…

6 dias ago

Diagnóstico precoce e tratamento oportuno do câncer de mama garantem melhores resultados

Quando recebeu a notícia de que estava grávida do segundo filho, Matteo, a cuidadora de…

6 dias ago

DER-MG abre licitação para construção de três pontes na MG-202 entre Pintópolis e Urucuia

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) abriu licitação para a construção…

6 dias ago

Feijão mineiro: medida sanitária protege lavouras e impulsiona a economia do setor em Minas

Da lavoura ao prato, o feijão é uma das maiores riquezas de Minas Gerais, sustentando…

6 dias ago