Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG
Estão abertas, até a próxima quarta-feira (6/8), as inscrições para o curso gratuito de Extensão em Educação Socioemocional, voltado a professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A formação é realizada na modalidade a distância (EaD), com carga horária total de 120 horas, e tem vagas limitadas.
O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, e o Instituto Ânima. As inscrições podem ser feitas neste link.
“A proposta é fortalecer a atuação docente por meio do desenvolvimento de experiências socioemocionais e da construção de práticas pedagógicas que promovam relações saudáveis e escuta qualificada. Os conteúdos são aplicáveis ao cotidiano das escolas”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
Módulos
Composto por três módulos de 40 horas, o curso oferece atividades síncronas — como painéis com especialistas — e conteúdos assíncronos na plataforma ULife, ambiente de aprendizagem do Ânima Educação. A proposta é apoiar o trabalho docente diante dos desafios do cotidiano escolar, com foco na promoção do bem-estar emocional, das relações interpessoais e da aprendizagem dos estudantes.
A formação aborda temas como autorregulação emocional, saúde mental, protagonismo juvenil, tomada de decisão e clima escolar. O objetivo é oferecer suporte aos educadores para que desenvolvam um ambiente escolar mais acolhedor, colaborativo e favorável à aprendizagem.
No primeiro módulo, os professores irão explorar as relações entre cognição, emoção e o processo de ensino-aprendizagem. O segundo módulo foca na valorização do protagonismo juvenil e na construção de um clima escolar positivo. Já o terceiro módulo aprofunda os conceitos e práticas da aprendizagem socioemocional, com estratégias aplicáveis aos diferentes contextos escolares.
A formação em Educação Socioemocional integra a jornada formativa promovida pela SEE/MG, reforçando o compromisso com o desenvolvimento integral dos educadores e estudantes da rede pública estadual.
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