Destaques MG

Redes de saúde são novas parceiras do MPMG na campanha de prevenção ao feminicídio

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO-VD) e de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), reuniu-se na última sexta-feira, 13 de junho, com a Central dos Hospitais de Minas Gerais para discutir a campanha “Alerta Lilás: saúde da mulher como prevenção ao feminicídio”.

A iniciativa busca fortalecer a rede de saúde como um espaço importante para identificar e ajudar mulheres em situação de violência, evitando casos mais graves, como o feminicídio. A campanha inclui a produção e divulgação de materiais educativos, como vídeos, cartilhas e panfletos, além da capacitação de profissionais da saúde para oferecer um acolhimento humanizado, reconhecer sinais de agressão e encaminhar as vítimas aos órgãos competentes. A expectativa é que os materiais da campanha estejam disponíveis ao público a partir de agosto deste ano.

A coordenadora do CAO-VD, Denise Guerzoni, considera que a rede de saúde é a principal porta de entrada para as vítimas, já que muitas mulheres buscam atendimento médico antes de recorrer à Justiça ou à segurança pública. Assim, segundo a promotora de Justiça, a atuação nesses locais é essencial para a identificação precoce da violência. “O dado que mais nos preocupa é que 80% das mulheres vítimas de feminicídio consumado não estavam sob nenhuma medida protetiva. Isso demonstra que é preciso alcançá-las antes, e o ambiente de saúde pode ser decisivo nesse processo”, afirmou.

Além de ampliar o acesso à informação e qualificar a rede de atendimento, a atuação pretende envolver hospitais públicos, privados e filantrópicos de todo o estado, reforçando que o enfrentamento à violência doméstica deve ser prioridade em todas as esferas de atendimento.

Ao final da reunião, o superintendente da Central dos Hospitais de Minas Gerais, Wesley Marques Nascimento, destacou a importância da campanha para os hospitais e o papel essencial da saúde no combate à violência contra a mulher. “Nós sabemos que a saúde é um elo essencial nesse processo de defesa das mulheres mineiras, porque, muitas vezes, é ali que surgem os primeiros sinais de violência. Por isso, é fundamental capacitar os profissionais da saúde para que eles possam acolher e orientar da melhor forma as pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Leia também

07/05/2025 – MPMG firma parceria com grupo Neocenter para veiculação de campanha sobre violência doméstica contra a mulher

07/04/2025 – MPMG e Hospital da Baleia firmam parceria para veicular campanha sobre Lei Maria da Penha

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Inscrições para o Programa de Voluntários Família Protegida vão até o dia 20

Até o dia 20 deste mês, estarão abertas, no portal da Secretaria da Família (Sefami-DF)…

14 horas ago

Saúde lança versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (2) uma versão atualizada da Caderneta da Pessoa…

14 horas ago

Contribuintes deverão incluir obrigações acessórias do IBS nos documentos fiscais a partir de janeiro de 2026

Começa a vigorar em 1/1/2026, em fase de transição e testes, a Reforma Tributária do…

5 dias ago

Exames médicos e psicológicos para CNH terão valor reduzido Minas Gerais a partir desta quarta-feira (31/12)

Os exames médicos e psicológicos para os processos de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação…

5 dias ago

Distrito Federal tem 424 mil eleitores com pendências; TRE terá atendimento especial no recesso

O ano novo já está batendo à porta e, com ele, as eleições gerais. Em…

6 dias ago

Saiba o que abre e o que fecha no Distrito Federal nos dias 31, 1º e 2

O último dia do ano está chegando e, com ele, a dúvida sobre quais serviços…

6 dias ago