Destaques

Aberto o credenciamento de instituições de ensino profissionalizante para o Trilhas de Futuro

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), deu início ao processo de credenciamento de instituições interessadas em participar da 6ª edição do Trilhas de Futuro. O prazo para envio das propostas vai até o dia 11/6.

As instituições de ensino profissional, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, poderão se credenciar para oferecer cursos técnicos gratuitos de nível médio. A previsão inicial é de abertura de 50 mil novas vagas, ampliando o acesso à educação profissional em todas as regiões do estado.

Para participar, as instituições devem preencher o formulário disponível neste site. Em seguida, é necessário enviar a solicitação formal de credenciamento por meio eletrônico, via peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (Sei/MG), acompanhada da proposta de cursos técnicos presenciais e da documentação exigida no edital.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a nova edição do programa reafirma o compromisso do Governo de Minas com a formação técnica de qualidade.

“O Trilhas de Futuro tem mudado a vida de milhares de jovens mineiros. Esse novo credenciamento é uma oportunidade para que mais instituições contribuam com essa transformação e ajudem a ampliar a oferta de cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho”, afirmou.

Critérios e resultado do credenciamento

As instituições devem seguir todos os critérios estabelecidos no edital e em seus anexos. A publicação completa, com regras e orientações, foi divulgada na última quinta-feira (29/5) e está disponível no site oficial do programa.

É importante destacar que o credenciamento não implica contratação automática. A seleção das instituições depende da validação da documentação apresentada e da escolha dos estudantes no momento da inscrição, prevista para setembro.

O resultado do credenciamento será divulgado pelo SEI/MG, e a homologação final será publicada no Diário Oficial Eletrônico de Minas Gerais. Em caso de dúvidas, as instituições podem enviar e-mail para: sb.credenciamento.trilhasdefuturo@educacao.mg.gov.br.

Cursos prioritários

Em março, o Governo de Minas publicou a lista de cursos profissionalizantes priorizados para a 6ª edição do projeto. O documento apresenta os pares de municípios e cursos técnicos selecionados, servindo de base para a alocação dos inscritos após o credenciamento das vagas pelas instituições de ensino e o período de inscrição. A lista completa pode ser acessada neste link.

Sobre o Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro é o maior projeto de qualificação técnica já realizado pelo Governo de Minas. Lançado em 2021, o projeto oferece cursos gratuitos em instituições públicas e privadas credenciadas, com foco em estudantes do ensino médio e egressos da rede pública.

Desde sua criação, o projeto já formou mais de 76 mil profissionais e conta atualmente com mais de 96 mil alunos em formação. Ao todo, já são mais de 1,2 milhão de inscritos ao longo dos anos, consolidando o Trilhas de Futuro como referência em educação profissional em Minas Gerais.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

DER interdita para manutenção ponte na rodovia LMG-698 na região Noroeste de Minas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interdita, a partir deste sábado…

2 dias ago

GDF contrata mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para câncer de mama

Em mais uma ação do programa "O câncer não espera. O GDF também não", o…

2 dias ago

Setor de peixes ornamentais em Minas Gerais pode ganhar certificação inédita no país

Minas Gerais, responsável por cerca de 70% da produção nacional de peixes ornamentais, está prestes…

2 dias ago

Secretaria de Educação reforça mobilização das escolas para coleta de dados para o Censo Escolar 2025

Gestores escolares de todas as escolas de Minas Gerais, públicas e privadas, devem ficar atentos…

3 dias ago

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança o Projeto Sesc Saúde do Homem

Com foco em facilitar e ampliar o acesso dos homens a ações de promoção da…

3 dias ago

Pró-Jovem Digital oferece cursos gratuitos de empreendedorismo digital

Estão abertas as inscrições para o Pró-Jovem Digital, programa de capacitação de jovens em empreendedorismo…

3 dias ago