Destaques

Campanha do Estado apresenta o “mosquito do bem”, nova arma de Minas contra arboviroses

O Governo de Minas Gerais continua trabalhando para combater a dengue, zika e chikungunya, doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti. A mais nova arma contra o vetor é a biofábrica Wolbachia, que pode produzir mosquitos capazes de conter o avanço das arboviroses.

Vale ressaltar que os Wolbitos, como são chamados essas esses novos insetos, não são transgênicos e não transmitem doenças. O método é uma iniciativa do World Mosquito Program (WMP), conduzida no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Uma campanha lançada pelo Governo do Estado apresenta a novidade à população. A estratégia publicitária para informar os mineiros será veiculada até 12/5/2023, com inserções em TV, rádio, Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, mídia programática (banners rede de display) e carro de som (nas 39 cidades onde o índice de Dengue está mais alto).

Biofábrica

No mês passado, o Governo de Minas anunciou o início das obras da Biofábrica Wolbachia ainda em abril.

A construção da unidade para controle de arboviroses está prevista no Acordo Judicial firmado pelo poder público com a Vale, em razão dos danos provocados pelo rompimento da barragem na Mina do Córrego Feijão, em Brumadinho, 2019.

A tragédia tirou 272 vidas e gerou série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais. A biofábrica será instalada em um terreno do Estado localizado no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, com um valor de construção de mais de R$ 20 milhões. Em um primeiro momento, atenderá 22 municípios da Bacia do Rio Paraopeba.

Esforços da população

A participação da população é fundamental no combate às doenças provocadas pelo Aedes aegypti. O mosquito coloca ovos em recipientes com água parada. Assim, os moradores precisam eliminar todos os possíveis focos em seus imóveis

Caixas d’água sem cobertura, pneus, pratinhos de vasos de planta, calhas, latas, são alguns dos possíveis criadouros do mosquito.

Números das doenças em Minas

Febre, dores nas articulações, erupções ou irritação na pele são alguns dos sintomas mais comuns da dengue, zika e chikungunya. Em caso de agravamento dos sintomas, é preciso procurar atendimento médico.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até segunda-feira (17/4), o estado havia registrado 207.763 casos prováveis de dengue. Desse total, 87.165 casos foram confirmados. Trinta e nove pessoas morreram com a doença este ano.

Havia 46.766 casos prováveis de chikungunya, sendo 18.494 confirmados, além de 11 óbitos. Os casos prováveis de zika eram 202, com 19 confirmados, sem óbitos confirmados. Saiba mais sobre as doenças clicando aqui.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG lança plataforma Panorama da Educação para auxiliar atuação de promotores de Justiça

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou nesta quinta-feira, 3 de julho, o Panorama…

1 dia ago

Precisa de atendimento de saúde mental? Saiba onde buscar ajuda na rede pública do DF

No Distrito Federal, quem enfrenta algum quadro de sofrimento psíquico pode buscar ajuda em uma…

1 dia ago

Governo de Minas digitaliza mais uma etapa da transferência de veículos para simplificar a regularização de pendências

A transferência digital de veículos em Minas Gerais agora conta com uma funcionalidade que permite…

2 dias ago

CNU 2025: retificação no edital simplifica pedido de isenção

Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição na segunda edição do Concurso Público…

2 dias ago

Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS

O implante contraceptivo popularmente conhecido como Implanon será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).…

2 dias ago

Testar e tratar salva vidas: hepatites virais têm diagnóstico e tratamento gratuitos em Minas

“Minhas pernas ficavam inchadas no fim do dia. Busquei atendimento médico, fiz exames e recebi…

2 dias ago