Destaques

Com afastamento de Ibaneis, por 90 dias, Celina Leão assume GDF

Com o afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias, por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista) deve assumir a gestão do GDF. A crise ocorre, após terroristas bolsonaristas realizarem atos antidemocráticos de promover a depredação de patrimônio público nas instituições dos três poderes da República, na Praça dos Três Poderes.

Sobre o governador do DF, pesaram as críticas ao que foi considerado uma grave falha, permitir que os terroristas, vindos em mais de 100 ônibus, de diversos estados brasileiros e, com ampla divulgação, por parte dos golpistas, nas redes sociais.

Ibaneis chegou a exonerar o recém-reintegrado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF (SSPDF), Alexandre Torres, ex-ministro da Justiça, do governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL-RJ). Torres também foi alvo de crítica por ter, na semana em que foi marcado os atos terroristas, em viagem aos EUA. O ex-secretário de segurança, chegou a emitir uma nota, em que condenou os ataques, e refutou responsabilidades, sob os ataques terroristas realizados ao patrimônio público.

Ibaneis chegou a gravar um vídeo em que pediu desculpas ao presidente Lula, bem como aos presidentes do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (Progressista) além da presidente do STF, Rosa Weber. Porém, pouco depois o próprio chefe do Executivo federal, negou aceitar tal desculpa.

O governador do DF, também divulgou, na noite de domingo, um audio do secretário de segurança pública, interino, Fernando Oliveira, em que tranquilizava Ibaneis, em relação a mobilização e deslocamento do Quartel General do Exército (QG) à Praça dos Três Poderes, dos então manifestantes, que acabaram por consumar atos terroristas, divulgados nas redes sociais.

Fonte: Metrópoles

Defesa

Oriundo da advocacia e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, Ibaneis deve se defender para tentar retornar à gestão do GDF, durante o período estabelecido por Moraes.

Sob Intervenção

A gestão do DF, por Celina Leão, deve ocorrer, porém, sob intervenção parcial do governo. Isso, por força de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a segurança pública do DF, por competência do governo federal.

Contrário a depredação

Com a divulgação da depredação do patrimônio público do Palácio do Planalto, STF e do Congresso, Celina que é considerada bolsonarista, condenou o ataque. “Democracia não é a invasão e dilapidação do patrimônio Público!! Inadmissível a invasão aso poderes da República.”, declarou Celina nas redes sociais.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Aluguel social para mulheres vítimas de violência é regulamentado no DF

Foi publicada nesta quinta-feira (5) a portaria 131/2024, que estabelece novas normas para a concessão…

9 horas ago

Inscrições para a 5ª Edição do Trilhas de Futuro começam na próxima terça-feira (10/9)

As inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro, programa do Governo de Minas,…

1 dia ago

Copasa abre inscrições para vagas de estágio em todo o estado

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) abriu inscrições para 82 vagas de estágio,…

2 dias ago

Sistema de monitoramento de incêndios da Cemig identifica focos de queimada em tempo real

O tempo seco e as mudanças climáticas estão impulsionando a propagação de incêndios e queimadas…

2 dias ago

Comerciantes, Prefeituras ou Secretarias de Meio Ambiente da região Sudeste podem solicitar gratuitamente coletor para reciclagem de lâmpadas

Comerciantes, Prefeituras ou Secretarias de Meio Ambiente da região Sudeste que desejarem coletores da Reciclus…

3 dias ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou aos eleitores a consulta dos locais de votação daqueles…

3 dias ago