Destaques

Disque Denúncia 181 atinge marca de 10 milhões de ligações e mais de um milhão de denúncias recebidas

O balanço do mês de junho foi positivo para o Disque Denúncia Unificado (DDU). O canal 181 atingiu a marca de 10 milhões de ligações atendidas e 1,1 milhão de queixas contabilizadas desde a sua implementação em Minas Gerais. Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o DDU oferece um serviço gratuito, anônimo e sigiloso, que fortalece a segurança pública do estado por meio do rápido encaminhamento das informações recebidas, a fim de auxiliar na prisão e apreensão de criminosos e de drogas, por exemplo, entre outros crimes.

Desde 2007, quando foi inaugurado, as naturezas mais denunciadas pelo 181 são as relacionadas ao tráfico de drogas, com 667.008 ocorrências. Em seguida, aparecem jogos de azar, maus tratos a animais, crimes ambientais e posse de armas na liderança do ranking das denúncias em Minas. Ao longo de quase 16 anos, a partir das denúncias, 25 toneladas de drogas foram recolhidas, mais de 270 mil pessoas foram presas ou recapturadas, mais de 30 mil armas de fogos apreendidas, mais de R$ 255 mil em multas convertidas, e 2.329 inquéritos policiais foram abertos, o que comprova a eficiência do canal.

O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, comemorou a marca e frisou a confiança dos mineiros no DDU, o que ele considera imprescindível para que o canal obtenha cada vez mais sucesso. “Ao denunciar, as pessoas contribuem com a segurança pública, com a sua própria segurança e a de seus familiares. É muito importante essa confiança e a colaboração com o trabalho das forças de segurança”, disse.

A população mineira é a grande responsável pelo sucesso do DDU. Ao longo dos últimos anos muitos crimes foram desvendados a partir de informações repassadas por cidadãos. Desarticulação de quadrilhas, foragidos da Justiça novamente presos, locais de eventos sem autos de vistoria interditados; essas são apenas algumas das ações que foram possíveis com as informações recebidas por meio das denúncias anônimas.

Como utilizar o DDU?

O Disque Denúncia Unificado é um serviço gratuito, disponibilizado em todo o território mineiro, por meio do número 181. Ao ligar, qualquer cidadão pode repassar informações e fazer denúncias de forma anônima e sigilosa. O denunciante não é identificado, mas recebe um protocolo para acompanhar o encaminhamento dado à sua denúncia.

A chamada é direcionada para a central de atendimento, onde há pessoas treinadas e preparadas para lidar com todos os possíveis casos. Feita a denúncia, as informações repassadas aos atendentes são registradas e encaminhadas para analistas das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que verificam, classificam e incorporam à denúncia outras informações, quando já existentes em bancos de dados dessas instituições, e que também auxiliam na solução de cada caso.

O serviço, no entanto, não é imediato, pois é necessário um tempo para a apuração das denúncias. Quando o cidadão precisar de uma resposta mais rápida, como em casos de flagrante e urgência, por exemplo, deve entrar em contato direto com as corporações: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193).

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Mais crédito para o Centro-Oeste: empresários e prefeituras ampliam em 35% o acesso a financiamentos no BDMG

Os empresários e prefeituras do Centro-Oeste do Estado ampliaram em 35% a busca por financiamentos…

1 dia ago

Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) definiu as datas de vencimento das parcelas…

1 dia ago

Secretaria de Educação prorroga prazo da atualização cadastral para 17/12

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o prazo para que…

1 dia ago

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e…

1 dia ago

​​​​​​​Governo do DF cria política inédita de apoio aos protetores de animais com cartões Ração e Castração

Em uma iniciativa histórica para a causa animal do Distrito Federal (DF), o governador Ibaneis…

3 dias ago

Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis

Moradora de Bom Despacho, Maria Alice Gorgosinho recebeu um kit com bolsa, cobertor, roupas e…

4 dias ago