Destaques

Emater-MG vai distribuir sementes de feijão para 53 mil agricultores familiares

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) vai distribuir sementes de feijão de alta qualidade para 53 mil agricultores familiares, de várias regiões do Estado. O material foi adquirido, em licitação, com recursos aprovados pela bancada mineira na Câmara dos Deputados, repassados para a Emater-MG por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Emater-MG, Cláudio Bortolini, cada agricultor receberá um pacote com dez quilos de sementes do feijão tipo carioca. O plantio deve acontecer em fevereiro até o início de março. “É um momento oportuno para o recebimento dessas sementes pelos produtores, para plantio na segunda safra, a safra das secas. Esse feijão, com três águas está pronto _ no plantio, na florada e a última já na panela”, comentou o diretor.

No momento, as sementes estão sendo embaladas, e a Emater-MG já prepara a logística de distribuição para os beneficiados. Essa operação será feita em parceria entre os extensionistas da Emater-MG e as Prefeituras, para que sementes cheguem a tempo e em boas condições aos agricultores familiares. “Essa ação faz parte da atuação da Emater-MG para garantir segurança alimentar para essas famílias”, explica Bortolini. O plantio da segunda safra de feijão em Minas, que vai até o início de março, permite realizar a colheita em cerca de 90 dias, ou seja, em junho.

O diretor da Emater-MG afirma que, dependendo da qualidade do solo onde serão plantadas e dos cuidados de manejo da cultura, o rendimento pode ser de até 100 quilos de feijão por pacote de dez quilos de sementes. “Esse feijão pode ser utilizado para consumo das famílias produtoras e, com a venda do excedente, será possível aumentar a renda familiar. Outra opção é guardar parte do feijão produzido para plantio na terceira safra, na época das águas. Como são sementes de qualidade, de primeira geração, podem ser utilizadas por mais até duas safras”, informa Cláudio Bortolini.

Agenda estratégica

O feijão, assim como outros produtos básicos, como mandioca, milho e arroz, integram a Agenda Estratégica de Culturas da Emater-MG, por terem grande importância na alimentação e na renda das famílias rurais. A empresa atua junto aos produtores, com orientações para que obtenham uma produção cada vez mais eficiente e sustentável. Essa agenda de ações engloba também importantes itens de exportação, como o algodão e a soja, e do setor energético, como a cana-de-açúcar e o eucalipto. Praticamente todos os municípios mineiros produzem algum tipo de cultura, sendo o milho, feijão e mandioca os produtos de maior distribuição no Estado.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

DER interdita para manutenção ponte na rodovia LMG-698 na região Noroeste de Minas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interdita, a partir deste sábado…

2 dias ago

GDF contrata mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para câncer de mama

Em mais uma ação do programa "O câncer não espera. O GDF também não", o…

2 dias ago

Setor de peixes ornamentais em Minas Gerais pode ganhar certificação inédita no país

Minas Gerais, responsável por cerca de 70% da produção nacional de peixes ornamentais, está prestes…

2 dias ago

Secretaria de Educação reforça mobilização das escolas para coleta de dados para o Censo Escolar 2025

Gestores escolares de todas as escolas de Minas Gerais, públicas e privadas, devem ficar atentos…

3 dias ago

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança o Projeto Sesc Saúde do Homem

Com foco em facilitar e ampliar o acesso dos homens a ações de promoção da…

3 dias ago

Pró-Jovem Digital oferece cursos gratuitos de empreendedorismo digital

Estão abertas as inscrições para o Pró-Jovem Digital, programa de capacitação de jovens em empreendedorismo…

3 dias ago