Foto: Fábio Marchetto
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, participou, nesta quinta-feira (23/2), da solenidade de apresentação do projeto Saúde em Rede BH: Gestão do Cuidado no Território.
Realizado na sede da faculdade Faminas, o encontro marcou a adesão do município de Belo Horizonte ao programa Saúde em Rede, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que busca a qualificação das redes de atenção à saúde com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços.
O Saúde em Rede é um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o projeto reúne um conjunto de ações educacionais voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.
Objetivos
O objetivo é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar, a fim de promover um melhor serviço para a sociedade.
A terceira onda de expansão do Projeto Saúde em Rede no estado de Minas Gerais teve início no dia 27/10/2022. Nessa fase, o programa atenderá mais 392 municípios. Ao todo, 851 municípios já aderiram ao projeto, que alcança assim todas as regiões do estado.
Na solenidade, Bacheretti destacou a relevância do programa para a qualidade de vida da população. “O Saúde em Rede é muito importante e vai possibilitar a melhoria das condições de vida dos mineiros e mineiras. O SUS é muito valioso, mas a diferença do SUS do papel e o SUS real ainda é muito grande. O programa vem exatamente trazer uma solução para isso, na condução do paciente em diferentes níveis de atenção, com o posto de saúde sendo o local central de atendimento, com acolhimento e atendimento de forma humanizada. O projeto está no estado inteiro, com ganhos e melhorias de indicadores”, disse o secretário.
“A governança do SUS, com trabalhadores da saúde, usuários e gestores possibilita que todos possam atuar com um objetivo comum. Nós não precisamos pensar de forma igual, mas temos o mesmo objetivo que é construir um SUS de qualidade”, completou.
Além do secretário de Estado de Saúde, também participaram do evento a secretária Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Cláudia Navarro, e o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Jurandir Frutuoso, entre outras autoridades.
Mais informações sobre o Saúde em Rede estão disponíveis em: https://www.saude.mg.gov.br/saudeemrede
Para quem sonha em aprimorar o inglês de forma mais acessível que um curso particular…
Sair de casa para pagar uma taxa, imprimir boleto de papel ou ir até a…
Durante as férias de verão, os casos de otite externa, doença conhecida como ouvido de…
A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026…
No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Buritis anunciou a abertura de edital de…
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou o teleatendimento remoto para ocorrências que não…