Destaques

Fundação João Pinheiro abre inscrições para assessoria gratuita a municípios

A Fundação João Pinheiro (FJP) recebe, de 22 a 30/11, inscrições para a 14ª edição do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem), que será realizada de 16/1 a 10/2/2023.

O programa de extensão universitária da Escola de Governo da FJP envia alunos do curso de graduação em Administração Pública para permanecerem quatro semanas nos municípios mineiros desenvolvendo atividades relacionadas a gestão, processos e políticas públicas. Assim, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da gestão municipal, o estudante tem acesso à complexidade dos problemas públicos e à dinâmica das administrações locais, além de ter oportunidade de aprender com os servidores municipais.

Sob a orientação de professores, os alunos, organizados em duplas ou trios, estão aptos a atuar na elaboração de leis orçamentárias e planos municipais; assessorar a elaboração da carta de serviços municipais; realizar o diagnóstico, mapeamento e a proposição de melhorias de processos, especialmente em processos de licitação e compras, convênios e gestão de estoques; propor melhorias de serviços e políticas públicas; realizar o diagnóstico da gestão municipal; ministrar oficinas para servidores, secretários municipais e conselheiros de políticas públicas sobre temas diversos da administração pública e a apoiar processos de gestão de pessoas (diagnóstico de clima organizacional e a elaboração do plano de cargos e salários, por exemplo), entre outros.

Thiago Gonzaga trabalhou em dupla com Keyla Amelotti no município de Itamarandiba. Os estudantes da turma XLI do curso de Administração Pública atuaram a fim de contribuir para a instalação da Fundação Municipal Hospitalar. Eles elaboraram a minuta do estatuto da fundação, fizeram um relatório diagnóstico da situação patrimonial do hospital municipal e ainda um diagnóstico sobre a força de trabalho.

“Foi um grande aprendizado e oportunidade de conhecermos a realidade da administração pública municipal. Fomos muito bem acolhidos e tivemos todo o suporte para desenvolver o projeto”, ressalta Thiago. “Percebemos que, mesmo com tantas adversidades, os servidores municipais são bastante engajados e dedicados ao trabalho. Acredito que o Prinagem contribuiu para eu ver fora da caixa e perceber a importância de considerar as diversas realidades de Minas Gerais”, salienta o estudante.

Keyla reitera a opinião do colega. “Participamos do programa já ao final da graduação e foi uma ótima chance de vivenciar na prática a teoria que aprendemos ao longo do curso”, afirma. “Além disso, pudemos verificar ações que foram implementadas por colegas em edições anteriores do Prinagem no município e que estão em pleno funcionamento. Isso foi importante, inclusive, no desenvolvimento do nosso trabalho”, acrescenta.

Inscrições

O programa é aberto aos 853 municípios mineiros e os interessados podem se inscrever de 22 a 30/11. A Chamada de Municípios 2/2022, com todas as informações sobre o Prinagem, inscrições, seleção e a responsabilidade dos envolvidos está disponível em fjp.mg.gov.br/prinagem.

O Prinagem teve início em 2016 e já realizou 13 edições (nove presenciais, uma híbrida e três remotas) em mais de 90 municípios, com a participação de 230 estudantes e 19 professores da FJP.

Na última edição, que ocorreu de 27/6 a 22/7 deste ano, participaram os municípios de Bom Despacho, Dom Silvério, Itamarandiba, Barão de Cocais, Itabira, Lagoa da Prata, Santa Maria de Itabira e Contagem.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Operação combate violência contra mulheres e mobiliza 50 mil agentes

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido como Agosto Lilás,…

19 horas ago

Conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte têm novas áreas de atuação

As áreas atendidas pelos conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte foram atualizadas.…

2 dias ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por…

2 dias ago

Minas Gerais dá início à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

Carinho, companhia e fidelidade: quem convive com cães e gatos sabe o quanto eles se…

2 dias ago

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso gratuito de educação socioemocional até 6/8

Estão abertas, até a próxima quarta-feira (6/8), as inscrições para o curso gratuito de Extensão…

2 dias ago

Minas Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de emprego em postos do Sine

Os postos do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais oferecem 17.129 oportunidades de…

2 dias ago