Divulgação
Entre 29/5 e 5/6/2023, a Fundação João Pinheiro (FJP) receberá inscrições de municípios mineiros interessados em obter assessoramento técnico gratuito por meio do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem). O Edital de Chamamento para inscrição, seleção e participação está disponível no site da instituição.
O Prinagem é uma atividade de extensão universitária que designa alunos do curso de graduação em Administração Pública da FJP para a realização de atividades acadêmicas práticas que contribuam com a melhoria dos processos e políticas públicas dos municípios selecionados. A atuação é conjunta com os agentes públicos municipais, em áreas como orçamento e finanças, gestão de pessoas, licitação e compras, planejamento, avaliação de políticas públicas e logística, entre outras.
A 15ª edição do Prinagem está marcada para ocorrer presencialmente nos municípios selecionados entre 3 e 28/7. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário on-line disponível neste link a partir de 29/5.
Prinagem
Iniciativa original da FJP, o Prinagem começou em 2016 com a proposta de oferecer aos alunos do curso de graduação em administração pública uma atividade de extensão universitária que possibilitasse a eles vivenciar a dinâmica da gestão municipal, aprender com os servidores das cidades e contribuir para a melhoria dos processos e políticas públicas nos municípios de Minas Gerais. Até o momento, o programa já teve 14 edições realizadas, com participação de 242 alunos e 96 municípios de todas as regiões de Minas Gerais.
Em novembro de 2019, o Prinagem foi um dos vencedores do 23º Concurso de Inovação no Setor Público, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), validando a iniciativa como uma estratégia relevante de fortalecimento das gestões municipais e de contribuição para o processo de formação dos estudantes de administração pública.
Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…
Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…
“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…
A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…
A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…
Reconhecido como referência no enfrentamento à violência doméstica, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai…