Destaques

Governador destaca avanços no planejamento da saúde e melhorias no atendimento

O governador Romeu Zema acompanhou, nesta segunda-feira (10/4), a apresentação do novo Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para o quadriênio 2023-2026. A iniciativa – de encontros para detalhamento de estratégias – também será replicada para as demais pastas do Governo de Minas.

As metas traçadas pela SES-MG preveem melhorias como aprimoramento da Atenção Primária à Saúde (APS), transporte de pacientes e cobertura dos hospitais regionais para a população das cidades próximas.

“Saúde é a área em que a população geralmente mais pleiteia, mais reclama, e que, quando algo está errado, mais causa indignação. Então, os avanços serão muito bem-vindos e vão fazer uma diferença muito grande para os mineiros”, avaliou o governador, que ressaltou o comprometimento dos servidores envolvidos.

Na ocasião, o governador ainda assinou um painel, montado pela SES-MG com dizeres “Tornar Real o SUS (Sistema Único de Saúde) ideal”. Desde a última semana, em função do alinhamento interno das diretrizes junto às equipes técnicas da pasta, o painel vem recebendo a assinatura dos servidores envolvidos no planejamento estratégico.

Planejamento

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, destacou a importância de se contar com diretrizes bem estabelecidas para garantir a eficiência das medidas da SES-MG.

“A mudança na saúde é feita no médio e longo prazo; nós tentamos consertar as coisas no curto prazo. E, com a previsibilidade orçamentária, podemos fazer política sabendo o que vai chegar na ponta, e não fazer políticas por fazer, com resoluções milionárias que não entregavam nada”, analisou o secretário.

A apresentação ao governador também contou com a participação da secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, e do secretário-geral Marcel Beghini.

“Saúde pública é enxugar gelo, sempre precisamos de mais. Portanto, nos cabe a responsabilidade de promover transformações com essa previsão orçamentária, tentamos fazer render melhor os recursos com essas políticas que estamos estabelecendo”, observou o secretário-geral.

Objetivos

O planejamento estratégico traçado pela SES-MG prevê objetivos internos e externos.

Formação de equipes de alto desempenho e colaborativas, promoção contínua de práticas de gestão, produção de dados confiáveis para subsidiar a tomada de decisões e gestão de recursos com foco em resultados reais são algumas das metas para desenvolvimento no quadro da secretaria.

Já com foco no público externo, destaque para objetivos como garantir a participação social na implementação das políticas de saúde; ter redes prioritárias estruturadas e resolutivas; aproximar os serviços do cidadão por meio de uma Atenção Primária universal e um cuidado humanizado; alcançar o maior nível de cobertura vacinal, para prevenir internações e mortes; entre outros. O detalhamento pode ser conferido neste link.

Também foram elencados objetivos internos, dentre os quais se destacam a formação de equipes de alto desempenho e colaborativas, a promoção contínua de práticas de gestão, a produção de dados confiáveis para subsidiar a tomada de decisões, e a gestão de recursos com foco em resultados reais, simplificando e qualificando estratégias de financiamento.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Mais crédito para o Centro-Oeste: empresários e prefeituras ampliam em 35% o acesso a financiamentos no BDMG

Os empresários e prefeituras do Centro-Oeste do Estado ampliaram em 35% a busca por financiamentos…

11 horas ago

Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) definiu as datas de vencimento das parcelas…

11 horas ago

Secretaria de Educação prorroga prazo da atualização cadastral para 17/12

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o prazo para que…

11 horas ago

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e…

12 horas ago

​​​​​​​Governo do DF cria política inédita de apoio aos protetores de animais com cartões Ração e Castração

Em uma iniciativa histórica para a causa animal do Distrito Federal (DF), o governador Ibaneis…

2 dias ago

Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis

Moradora de Bom Despacho, Maria Alice Gorgosinho recebeu um kit com bolsa, cobertor, roupas e…

3 dias ago