Destaques

Governador em exercício sanciona projeto de lei que beneficia mais de 780 municípios mineiros

O governador em exercício, Tadeu Martins Leite, participou nesta terça-feira (9/5), em Belo Horizonte, do 38º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Na oportunidade, Tadeu assinou, junto a deputados estaduais presentes, projeto de lei que beneficia mais de 780 municípios mineiros.

“Essa lei vai agilizar a utilização de recursos da saúde para municípios de todas as regiões mineiras. Os municípios serão favorecidos e terão a possibilidade de novos investimentos em ações para os serviços de saúde”, disse.

Segundo o governador em exercício, o projeto vai destravar em torno de R$ 2 bilhões para o estado de Minas Gerais, dinheiro que já estava nos cofres dos municípios, porém sem possibilidade de utilização, devido a questões burocráticas.

A lei complementar nº 171, de 9 de maio de 2023, dispõe sobre a transposição e a transferência dos saldos dos fundos de saúde dos municípios, provenientes de repasses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e de saldos financeiros de parcerias e convênios firmados pelo Estado.

“Podemos dizer, em outras palavras, que essa lei reafirma nossos melhores valores e resgata o sonho de uma saúde ainda mais eficiente e diretamente voltada para cada um dos 22 milhões de mineiros”, ressaltou o governador em exercício.

38º Congresso Mineiro de Municípios

Considerado o maior evento municipalista estadual do Brasil, com público estimado de 10 mil pessoas, o 38º Congresso Mineiro de Municípios reúne autoridades, agentes municipais e representantes políticos para discutir assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios.

“Aqui é um grande ‘case’, uma grande amostra para todo o estado – e, por que não, para todo o país – do trabalho que as prefeituras já fazem, e também uma oportunidade de troca de experiências e de informações entre os municípios”, destacou Tadeu Martins.

Com o tema: “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”, o tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) segue até esta quarta-feira (10/5), no Expominas, em Belo Horizonte.

O tema escolhido para a 38ª edição do Congresso Mineiro de Municípios vai ao encontro dos objetivos da atual gestão da AMM, presidida pelo prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

“Não é fácil fazer um evento dessa magnitude, em que batemos todos os recordes, tanto em número de público, como em número de palestras, e em número de afiliados, ultrapassando 800 municípios hoje aqui”, ressaltou.

Mérito municipalista

Durante a solenidade, secretários de Estado, chefes de Segurança e presidentes de órgãos do Governo de Minas foram agraciados com a “Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo”, a mais alta condecoração conferida pelos prefeitos mineiros a personalidades e entidades que contribuem com o seu trabalho em favor do municipalismo.

Representando todos os secretários do Governo de Minas, Igor Eto (Segov), destacou a importância da relação do Executivo mineiro com todos os municípios.

“Se, nos últimos quatro anos, o nosso trabalho foi o de colocar em dia todas as dívidas deixadas pelos governos passados, daqui para frente queremos construir o futuro ao lado das prefeituras, por meio de investimentos na saúde, educação, infraestrutura e segurança. Queremos estar lado a lado com as prefeituras”, disse o secretário de Governo.

Também foram agraciados com a medalha os secretários de Estado Luísa Barreto (Planejamento e Gestão), Fábio Baccheretti (Saúde), Marília Melo (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Leônidas Oliveira (Cultura e Turismo), Bernardo Santos (Comunicação Social), além dos comandantes-gerais coronel Rodrigo Piassi (Polícia Militar) e Erlon Dias (Bombeiros), a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Rodrigo Otini. Completam a lista o diretor-presidente do BDMG, Gabriel Viegas Neto, e o presidente da Codemge, Thiago Toscano.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Mais crédito para o Centro-Oeste: empresários e prefeituras ampliam em 35% o acesso a financiamentos no BDMG

Os empresários e prefeituras do Centro-Oeste do Estado ampliaram em 35% a busca por financiamentos…

19 horas ago

Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) definiu as datas de vencimento das parcelas…

19 horas ago

Secretaria de Educação prorroga prazo da atualização cadastral para 17/12

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o prazo para que…

19 horas ago

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e…

19 horas ago

​​​​​​​Governo do DF cria política inédita de apoio aos protetores de animais com cartões Ração e Castração

Em uma iniciativa histórica para a causa animal do Distrito Federal (DF), o governador Ibaneis…

2 dias ago

Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis

Moradora de Bom Despacho, Maria Alice Gorgosinho recebeu um kit com bolsa, cobertor, roupas e…

3 dias ago