Destaques

Governo anuncia reforço de 250 novos peritos médicos para atendimento nas agências do INSS

O Governo Federal está ampliando a capacidade de atendimento nas Agências da Previdência Social (APS) do país. Foi divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23 de junho, o resultado do concurso para perito médico federal, com a aprovação de 250 candidatos para atuar em todas as regiões do Brasil.

A previsão é de que até 15 de agosto todos os novos servidores estejam em exercício, após passarem por um período de treinamento. A medida faz parte do esforço para acelerar a realização de perícias médicas e reduzir o tempo de espera nas filas do INSS.

Além das 250 vagas preenchidas neste primeiro momento, o Governo Federal deve autorizar nos próximos dias a nomeação de mais 250 nomes do cadastro reserva, totalizando 500 peritos médicos. Ao todo, foram 768 candidatos aprovados.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, relembrou que o concurso para esta carreira não era realizado há quase 15 anos. “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera para a realização de uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito esperada e vai melhorar bastante o atendimento na ponta aos nossos segurados”, declarou o ministro.

Próximas Etapas

Os candidatos aprovados terão agora um prazo de cinco dias para escolher a cidade onde vão trabalhar – enumerando sua ordem de preferência entre as unidades de lotação. As preferências serão atendidas conforme a classificação no concurso. Os passos seguintes são a nomeação, que ocorrerá após a definição das cidades dos aprovados, e a posse.

Divisão das Vagas 

A distribuição de vagas foi feita de forma estratégica, priorizando locais com maior tempo médio de espera por uma perícia médica. Mais de 60% das novas vagas (159) serão destinadas à Região Nordeste. A Região Norte contará com 42 novos profissionais. Já a Centro-Oeste terá 22 novos peritos, a Sudeste, 19, e a Sul, oito.

O concurso teve quase 14 mil candidatos e foi realizado no dia 16 de fevereiro pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Programa de doação de kits feira está com edital aberto para a seleção de novos municípios

Os municípios interessados em participar do Programa de Doação de Kits Feira Livre têm até…

1 dia ago

Minas Gerais adota novo modelo de exames de direção a partir desta sexta-feira (13/2)

Minas Gerais adota, a partir desta sexta-feira (13/2), um novo modelo de exame prático para…

1 dia ago

Central de Bloqueio de Celulares reforça a segurança dos mineiros durante o Carnaval com operação 24 horas por dia

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) disponibiliza um…

1 dia ago

Carnaval: Saúde reforça valor da doação de sangue para manter estoque

Com a proximidade do carnaval, o Ministério da Saúde reforçou a importância da doação voluntária…

2 dias ago

DF amplia em 157% a oferta de hemodiálise e garante 180 vagas para pacientes renais

O Distrito Federal registrou um marco histórico na assistência aos pacientes renais. Com a reestruturação…

2 dias ago

Bombeiros lançam plano de dispersão emergencial para gerenciar hiperpúblicos no Carnaval mineiro

Investindo em planejamento, Minas Gerais é um dos poucos estados brasileiros que possuem uma Instrução…

2 dias ago